Comunicação Organizacional

Por Fernando Rebouças
Processo comunicacional ligado à cultura e informações inerentes a um ambiente empresarial e guiada por objetivos gerenciais. A sociedade em seu todo é mantida por ferramentas tecnológicas e métodos de comunicação que interconectam cada segmento e setor mercadológico e social.

Sobretudo, a comunicação está a serviço de uma organização social e econômica, às etapas de produção e ao processo de trabalho e consumo. As novas tecnologias como celular e a internet, popularizadas a partir da década de 90, têm dinamizado os relacionamentos organizacionais e comerciais.

A comunicação permite aproximar pessoas, profissionais e processos remotos. A Revolução Industrial gerou diversos impactos econômicos, políticos, sociais e também na área das comunicações.

As lutas sindicais e as solicitações de defesa política por parte dos donos das fábricas já utilizava de meios de comunicação como o correio, o telégrafo e os informes que logo amadureceriam em jornais institucionais de sindicatos e corporações.

No decorrer dos fatos históricos, a as atividades relativas à comunicação permitiu registrar uma profunda análise sobre as realidades surgidas no advento das novas economias produtivas; Nos dias atuais, essa análise está inserida num globalizado guiado por constantes mudanças sociais, políticas e econômicas regidas pelo nível de acesso tecnológicos e conhecimento em rede.

Dentro de uma organização produtiva e social a grande meta é alcançar uma relação viável com as transformações econômicas externas e seus impactos no ambiente interno da mesma.

A comunicação organizacional e as possibilidades econômicas de autocompletam em objetivos, pesquisas, análises e implementação de processos produtivos. Nos tempos atuais, as mudanças econômicas e a informação correm em alta velocidade, com a capacidade de modificar rumos e metas.

Para haver o sucesso organizacional é necessário uma constante revisão das metas de comunicação organizacional. De maneira prática, a comunicação organizacional é um a expressão e leitura de uma cultura organizacional referente a elementos externos (sociedade e mercado) e interno ( ambiente laboral e organizacional).

Sobretudo, pretende sempre atualizar e reforçar a imagem corporativa perante público, concorrentes e mercado. Mas o grande objetivo da comunicação organizacional é também com o seu público interno, aquele que participa da produção, que compartilha do ambiente organizacional e que comenta sobre a empresa em que trabalha com seus familiares e amigos.

Empresas que investem em comunicação organizacional possuem a capacidade de gerar vantagem competitiva e gestão em fase de crises, motivando por meio de informações relevantes, a capacidade de superação de todos os profissionais de uma empresa.

A comunicação focada no público interno possui um estilo de informação de sentido mais administrativo e gerencial, desempenhando funções ligadas ao planejamento estratégico e pesquisas de opinião.

Fontes:
http://moodle.esfmp.pt/mod/resource/view.php?id=2501
http://www.artigocientifico.com.br/uploads/artc_1150421699_37.doc