Definições de Administração

Por Rogério Ramos
A Administração é uma ciência social aplicada responsável pelo planejamento, organização, direção e controle dos recursos (humanos, financeiros, materiais, entre outros) de uma organização. Theo Haimann, autor de diversos livros sobre o assunto, refere-se à tarefa administrativa como a atividade responsável pela determinação de políticas gerais com vistas ao estabelecimento de projetos a fim de que objetivos sejam alcançados.

De acordo com Idalberto Chiavenato, a palavra Administração é oriunda do Latim onde ad denota direção/tendência para, e ministersignifica subordinação/obediência. Ainda com referência ao autor através de sua visão pós-moderna, administrar significa “criar condições ideais de solidariedade para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz”.

Seguem abaixo as mais recorrentes definições sobre o tema:

“Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”. (Jules Henri FAYOL – 1981)

“Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos”. (Jucélio PAIVA – 2011)

“A administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos”. (Antonio César AmaruMAXIMIANO – 1997)

“Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”. (Patrick J. MONTANA e Bruce H. CHARNOV – 1998)

“Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação e controle, para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos”. (George TERRY – 1953)

“Administração é simplesmente o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas predeterminadas”. (PETER Ferdinand DRUCKER – 1989)

“Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz de recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais”. (Reinaldo Oliveira da SILVA – 2001)

Portanto, fica percebido que independente da variedade e de certa heterogeneidade entre algumas definições e especialmente apesar da pluralidade atuacional concernente à Administração, este é um campo que abrange ações como a preparação de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos. Logo, e sobretudo, ao administrador cabe o papel de – Planejar; Organizar; Controlar; e (em dias atuais) Liderar.

Referências:
chiavenato.com/institucional/quem-e-idalberto-chiavenato.html
SILVA, R. O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.