Definições de Marketing

De acordo com a professora Marcia Valéria Paixão, o Marketing pode ser entendido como uma ciência fundamentada na identificação, interpretação e satisfação de anseios do mercado. “Seu objetivo fundamental é atender às necessidades identificadas, ou seja, é mais do que simplesmente vender” afirma a professora.

Segundo o pesquisador Philip Kotler, citado por Daniel Alberto Bernard em seu livro Marketing Internacional, o Marketing, por conta de dúvidas e problemas negligenciados por sua ciência mãe – a economia – somente no século XX foi entendido como o estudo formal dos processos e das relações de troca.

A palavra/termo Marketing deriva originalmente do vocábulo inglês Market, que significa Mercado, e seus conceitos buscam sempre se adaptar às particularidades ambientais (culturais e socioeconômicas) onde ocorrem.

Seguem abaixo as mais recorrentes definições sobre o tema:

“Atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. (American Marketing Association – AMA, 2008)

“Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor”. Dicionário MICHAELIS, 2009)

“É o processo de atrair e manter o cliente”. (Theodore LEVITT, 1990)

“É o conjunto de instrumentos utilizados ela organização para superar, sob a ótica do cliente, a oferta da concorrência”. (Al RIES e Jack TROUT, 1986)

“Processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação e troca de produtos e valores”. (Philip KOTLER, 1998)

“São as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos”. (Raimar RICHERS, 1986)

“É um sistema total de atividades de negócios desenvolvidas para planejar, dar preço, promover e distribuir produtos que satisfaçam os desejos dos mercados-alvo e atingir objetivos organizacionais”. (Michael J. ETZEL, 2001)

“Atividade que agrega valor ao produto ou serviço, sendo esse valor benéfico não apenas para o cliente específico e para a organização, como também para a sociedade em seus processos de sustentabilidade”. (Peter FISK, 2008)

Embora a identificação do Marketing esteja, de modo geral, densamente atrelada ao modo de se comunicar e aos processos referentes à venda, o conceito – como percebido acima – é muito mais abrangente, pois envolve todo e qualquer conjunto de ferramentas que de modo unificado objetive atingir o mercado em seus devidos nichos.

Referências
BERNARD, Daniel Alberto. Marketing Internacional. Curitiba: Ibpex, 2007.
PAIXÃO, Marcia Valéria. Pesquisa e planejamento de marketing e propaganda. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

Arquivado em: Administração, Marketing