Feedback

Por Fernando Rebouças
No setor administrativo, feedback consiste em todo procedimento de informação a respeito do desempenho e resultados atingidos por um profissional numa empresa. Referente a competência interpessoal, o feedback funciona como espelho para o funcionário.

Visa também ampliar os resultados de seu trabalho individual ou em equipe. O feedback é avaliado por uma equipe de monitores ou pelo RH. Em suma, é um processo administrativo que fornece dados sobre os resultados do trabalho de uma pessoa ou equipe numa empresa, e ainda mostra quais ações podem ser melhoradas.

O feedback pode ser aberto ou fechado. O aberto é o óbvio e direto coletado através de perguntas e observação. O fechado é obtido através de expressões, posições e atitudes inconscientes.

No processo de feedback percebe-se a disposição de seu colaborador em receber os dados do desempenho dele na empresa, quando os dados são passados de forma errada ou no momento errado há uma perda irreparável de incentivo. Relativo a tempo, o melhor momento para passar o feedback é depois de um evento , nunca somente em reuniões.

O feedback positivo pode ser publicado como forma de reconhecimento à equipe de trabalho, os negativos devem ser passados em particular para não desestimular a equipe. O feedback deve ser focado numa única questão, lista sobre palavras-chaves, e deve ser descrito na 1ª primeira pessoa, quando realizado por um único profissional.

Em comunicação, o feedback é um conjunto de sinais que permitem o reconhecimento de uma mensagem, muitas vezes confirmada via pergunta-resposta. O feedback é utilizado para reduzir os ruídos num processo de comunicação.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Feedback
http://www.umtoquedemotivacao.com/motivacao/feedback-o-que-e-3
http://www.ceismael.com.br/oratoria/oratoria020.htm
http://www.gerenciaefetiva.com.br/pt/artigos/36-artigos/90-feedback-aumentando-continuamente-a-efetividade-da-equipe