Gerenciamento de Demanda

Por Fernando Rebouças
No mercado em geral, o gerenciamento de demanda tem a função de coletar a agregar demandas relacionadas às necessidades de produtos. Este gerenciamento ocorre a partir de coleta de dados que estudam o perfil do consumidor, seu comportamento perante o produto e o nível de procura do mesmo.

Analisa-se os dados sobre os pedidos reais. Numa demanda estável é possível, num planejamento de marketing, diminuir custos na capacidade produtiva maximizando os lucros da empresa.

Administrando a demanda é possível transferir os níveis de demanda em épocas de pico para os períodos de menor fluxo de mercado. Todo este trabalho é planejado e executado pelos setores de marketing e vendas de uma empresa.

Dentro da Tecnologia de Informação, o gerenciamento consiste num processo que gerencia os complexos níveis de demandas originados pelo investimento e pelas demais requisições mercadológicas.

A TI apresenta a possibilidade de facilitar os processos de comunicação, dados e fluxos de informações para a diminuição de custos e a solução de problemas de modo mais eficaz e eficiente.

Neste aspecto, as empresas buscam desenvolver ferramentas para a gestão de suas demandas, sejam internas ou externas. Atrás de uma demanda há um conjunto de clientes afoitos pelo seu produto, as exigências e opiniões do cliente deve ser ouvida e analisada para que os serviços e produtos sejam otimizados.

Fontes:
http://pt.shvoong.com/books/1822007-gerenciamento-da-demanda/
http://www.virtue.com.br/blog/?p=42