Logística

Por Fernando Rebouças
Curso de Logística

É uma das atividades econômicas mais antigas e um dos conceitos gerenciais mais modernos. É uma das atividades mais antigas, pois desde que a humanidade começou a efetuar trocas comerciais, sentiu-se a necessidade de estocar, armazenar e transportar. E um dos conceitos gerenciais mais modernos, por estar envolvida com um nível tecnológico cada vez mais avançado em informação e sistematização das etapas logísticas. Além de estar inserida num mundo cada vez mais globalizado, competitivo e acirrado em nível de marcas, onde a logística é trabalhada como estratégia para reduzir custos e agregar valores.

A tecnologia permite que o processo logístico ocorra de modo eficiente; eficiência : atender o objetivo com o mínimo de ferramentas, cortando custos e com maior competitividade. O conceito de logística pode ser determinado como o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e a armazenagem de produtos, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

As três etapas logísticas são : suprimento, apoio à manufatura e distribuição. Em cada operação há trabalhos envolvidos com estoque, armazenagem, transporte e manuseio.

Conceito básicos da Logística

Estoque – É a quantidade necessária para atender um nível de demanda;

Armazenagem – São as condições (segurança, condicionamento, manuseio, temperatura, etc.) proporcionada à guarda do estoque;

A logística além de cortar custos, agrega quatro valores : lugar, tempo, qualidade e informação.

Lugar – Quando o produto ( ou insumo) é entregue no local de produção ou no local desejado pelo consumidor final;

Tempo ´Quando o prazo de entrega está agregado ao produto;

Qualidade – Quando a atividade logística está associada à qualidade e condições do produto;

Informação – Quando, através da internet, o cliente pode rastrear o andamento de seu pedido;