Marketing Organizacional

Por Fernando Rebouças
O marketing  está presente em vários setores do mercado e atuando em vários tipos de empresas. A organização de marketing refere-se à estrutura da função que o marketing desempenha dentro de uma organização.

Neste plano há duas abordagens para determinar o tipo de marketing organizacional a ser adotado:  a organização de produto e a de mercado.  A organização de marketing baseada no mercado corresponde a uma organização que atua em mercados particulares.

Em mercados particulares, as necessidades de cada mercado diferem profundamente, numa empresa de telefonia, há o trabalho de marketing para cliente residenciais e para clientes comerciais, com estratégias e planos de serviços diferentes.

A organização de marketing baseada em produto atua a favor sobre os diversos produtos de uma organização, e que visa compreender quando as necessidades do cliente são diferenciadas por produto.

A estrutura é definida seguindo critérios funcionais, divisionais, geográficos e de temas específicos. Na funcional, há a divisão do trabalho da empresa por funções em negócios, produção, finanças, pessoal e comercialização.

Na divisional o produto é cuidado por uma divisão da empresa em separado, a divisão de um setor de planejamento, por exemplo, é destacada a cuidar do desenvolvimento de um novo sabão em pó de um linha de produtos de limpeza. Na geográfica, são destacados setores da empresa responsável para, cada um, cuidar de uma determinada região consumidora.

Fontes:
http://www.dearaujo.ecn.br/cgi-bin/asp/organizacaoMarketing.asp
http://www.dearaujo.ecn.br/cgi-bin/asp/funcoesAdministrativas.asp