Modelo de negócio

Graduada em Administração de Empresas (UNIFEMM, 2010)
Graduada em Comunicação Social (PUC-MG, 2013)

Modelo de Negócio ou Business Model foi criado pelo suiço Alex Osterwalder, que juntamente com Yves Pigneur, escreveu o livro Business Model Generation: Inovação em modelos de negócio, uma das principais e mais importantes referências literárias no assunto. Modelo de Negócio consiste em uma ferramenta que visa auxiliar o lançamento de uma empresa de forma bem sucedida.

A ideia por trás do Modelo de Negócio é proporcionar, por meio de um esquema, uma visão mais clara e objetiva do empreendimento através de uma descrição de todos os seus elementos e fases, ao mesmo tempo em que permite ao empreendedor observar como todas as partes se integram.

É importante destacar que Modelo de Negócio e Plano de Negócio são coisas diferentes. Ambas são ferramentas válidas e poderosas para o andamento de um empreendimento. No entanto, elas devem ser usadas em momentos diferentes da criação e implantação de um novo negócio. O ideal é primeiro, preparar o Modelo de Negócio, especialmente, mas não exclusivamente, se o novo empreendimento se tratar de uma startup (pequenas empresas recém criadas, geralmente de base tecnológica, ainda em fase de desenvolvimento e com forte tendência à inovação). Quando for necessário buscar por investidores, parceiros ou uma fonte de fomento, aí sim, o Plano de Negócios deve ser elaborado com toda a atenção.

O Modelo de Negócio é especialmente útil para startups e empresas com um forte perfil inovador porque geralmente essas novas empresas estão lidando com algo ainda desconhecido. Se o produto ou serviço é algo que ainda não existe no mercado, como traçar um perfil do cliente? Como traçar planos de marketing, estratégicos, ou qualquer outro se ainda não é conhecida a reação do mercado ao produto?

O Modelo de Negócios vai ajudar o empreendedor a buscar respostas para essas perguntas de forma mais ágil. Essa, inclusive, é a principal vantagem do Modelo de Negócio: a simplicidade e implementação rápida. Ele possui nove componentes que são considerados centrais em qualquer empreendimento:

  1. Segmentos de Clientes: representa o ou os segmentos de clientes que serão atendidos pela organização;
  2. Proposta de Valor: é o que a empresa se propõe a fazer, como ela irá atender as necessidades dos clientes;
  3. Canais de Distribuição: são os meios pelos quais a proposta de valor será levada até os clientes;
  4. Relacionamento com Clientes: deve ser estabelecido e mantido com cada segmento de clientes;
  5. Fontes de Receita: é o resultado do sucesso de oferta da proposta de valor aos clientes;
  6. Recursos principais: são os elementos ativos para a oferta e entrega dos itens mencionados anteriormente;
  7. Atividades-Chave
  8. Parcerias Principais: atividades terceirizadas e recursos adquiridos fora da empresa;
  9. Estrutura de Custo: resultado dos elementos do Modelo de Negócios.

Para se desenvolver um Modelo de Negócios sugere-se a utilização do Quadro de Modelo de Negócio ou Canvas, como também é conhecido. Esse quadro é composto por blocos bem organizados dos nove itens citados acima. O empreendedor deve preencher esse quadro anexando post-its (permitem maior dinamicidade do que escrever diretamente no quadro). Não é necessário que todas as ideias estejam completamente desenvolvidas. Os ajustes podem ser feitos em quaisquer etapas e a qualquer momento, quantas vezes forem necessárias. É justamente sua inserção e visualização que vai possibilitar sua lapidação até que se chegue a um resultado satisfatório. À medida que o quadro vai sendo preenchido, o Modelo de Negócio vai sendo desenvolvido, os processos vão sendo aprimorados e ideias vão sendo registradas e aperfeiçoadas.

Referências bibliográficas:

OSTERWALDER, Alexander. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócio: Um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011.

SEBRAE. Como Construir Um Modelo de Negócio Para Sua Empresa. Disponível em:<http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-construir-um-modelo-de-negocio-para-sua-empresa,6054fd560530d410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 16 de out. 2016.

SEBRAE. Startup: Entenda o que é o modelo de negócio. Disponível em :<http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/startup-entenda-o-que-e-modelo-de-negocios,5b3bb2a178c83410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 16 de out. 2016.

Arquivado em: Administração