Project Management Institute (PMI)

O PMI (Project Management Institute), em português Instituto de Gerenciamento de Projetos, é uma organização profissional internacional sem fins lucrativos, que fornece métodos para gerenciamento de projetos. Com sede na Filadélfia, Pensilvânia (EUA), esta entidade tem mais de 200.000 membros distribuídos em 171 países, por isso é considerada atualmente a maior instituição do mundo na área de gerenciamento de projetos.

Fundado em 1969 por cinco voluntários, o PMI publica as normas relacionadas ao gerenciamento de projetos e é responsável pela certificação dos processos de gerenciamento de projetos. Seus principais objetivos são definir padrões de qualidade, gerar conhecimento através da pesquisa e promover o gerenciamento de projetos como profissão através de programas de certificação.

O Instituto de Gerenciamento de Projetos oferece vários tipos de certificação para profissionais com diferentes níveis de experiência. A primeira certificação foi lançada em 1984, o PMP (Project Management Professional). Só recebe esta certificação a pessoa que passou por um curso de especialização, tenha experiência profissional em gerenciamento de projeto, que concordou em aderir a um código de conduta profissional e passou por um exame destinado a identificar e medir objetivamente o conhecimento em gerenciamento de projetos. Porém, um profissional PMP deve satisfazer os requisitos de certificação continuada, caso contrário, perderá a certificação. Geralmente profissionais PMP são responsáveis por todos os aspectos do ciclo de vida de um projeto, onde precisam demonstrar conhecimento e experiências suficientes para aplicar uma metodologia para administrar um projeto de forma eficaz.

Para pessoas com pouca experiência em gerenciamento de projetos, que seja iniciantes na área e até mesmo estudantes de graduação ou pós-graduação que tenha interessa na área, podem adquirir a certificação CAPM (Certified Associate in Project Management), que beneficia profissionais de todos os ramos e ajuda estes profissionais a liderarem em suas organizações. Outras certificações que o PMI oferece são PgMP (Program Management Professional), PMI-SP (Scheduling Professional) e PMI-RMP (Risk Management Professional).

No início da década de 90 a instituição publicou o Guia PMBOK, que desde então se tornou um marco para a gestão e gerenciamento de projetos. O guia fornece uma visão geral dos fundamentos do gerenciamento de projetos e todos os programas educacionais e certificações oferecidas pelo PMI estão relacionados com o PMBOK.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Institute
http://www.pmtech.com.br/artigos/O%20Valor%20da%20Certificacao%20PMP.pdf
http://www.pmisp.org.br/

Arquivado em: Administração