Software de Gestão da Cadeia de Suprimentos

“A tecnologia da informação consiste em ferramentas utilizadas para obter e ter acesso às informações e para analisá-las, de maneira a poder tomar as melhores decisões para a cadeia de suprimentos.”

Sunil Chopra e Peter Meindl

             A garantia de que dados importantes sejam gerados e apresentem-se disponíveis a todos os elos da cadeia de suprimentos é um dos pilares que ajudam a garantir a participação eficiente da empresa no mercado em que atua. Desse modo, empresas que possuem custos logísticos atrelados a sua atividade tratam os softwares de Gestão de Cadeia de Suprimentos como geradores de opções e facilitadores de tomada de decisões.

Do ponto de vista estrutural os softwares de Gestão de Cadeia de Suprimentos são possivelmente os mais complexos que podem existir. Para aplicativos dessa categoria cada tarefa é composta por dezenas de sub-tarefas onde muitas vezes existe a necessidade de softwares de apoio para efetivação de determinados algoritmos matemáticos. Contudo, as características mais significantes de um software de Gestão de Cadeia de Suprimentos são:

  • Auxílio ao planejamento – os softwares são capazes de desenvolver conjuntos de raciocínio lógico com o fim de estabelecer práticas e rotinas a todos os pontos da cadeia de abastecimento de forma eficiente e ao mesmo tempo mensurável;
  • Apoio e execuções – esses aplicativos fiscalizam o conjunto de pontos de abastecimento das atividades produtoras e notificam possíveis estranhezas. Ou ainda, por conta de sua complexa estrutura lógica, corrigem falhas de execução humana gerando relatórios de suas atividades;
  • Integração e disponibilidade – atendem as necessidades de network, mantendo-se conectados aos fornecedores diretos e a possíveis terceiros que se refiram as rotinas inerentes ao negócio em questão. E, para validar a razão de existir das atividades em rede, os dados devem estar disponíveis a todos os envolvidos no processo, seja via Intra ou Internet.

Assim, o software de Gestão de Cadeia de Suprimentos auxilia a integração e automatização de todos os estágios da cadeia de suprimentos da empresa ao aperfeiçoar os fluxos dos processos operacionais (gerenciamento de demandas, monitoramento dos níveis de estoques e até a própria administração dos processos produtivos no chão-de-fábrica) resultando em redução de perda, seja por conta de diminuição de atividades dispensáveis ou identificação de falhas em processos, o que por sua vez proporciona preços mais competitivos, clientes mais bem atendidos e o aumento de receita.

Abaixo a lista de alguns dos maiores fornecedores globais de software para Gestão de Cadeia de Suprimentos

Referências:

RAZZOLINI FILHO, Edelvino. Transportes e modais: com suporte de TI e SI. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2009.

REBILCOCK, Bob. Top 20 Supply Chain Management Software Suppliers. Disponível em:

<http://www.mmh.com/images/site/MMH_1007_Top20SCM3c.pdf> Acesso em: 02 de out. 2011.