Importância do Alho

Por Cristiane Zoller
O alho é considerado um tempero natural de grande utilidade na culinária. É usado no preparo de diversos pratos e alimentos, contudo, devido a seu forte sabor e odor é apreciado por uns e odiado por outros.

Sempre foi utilizado no tratamento e prevenção de várias doenças. Hoje sabe-se de sua grande importância no combate a problemas relacionados ao coração, câncer e infecções.

O alho possui substâncias extremamente benéficas ao nosso organismo. A cisteína auxilia no funcionamento do fígado, a arginina no sistema imunológico e a alicina combate infecções bacterianas.

O alho também contribui para a melhora dos níveis de colesterol em nosso organismo, diminuindo os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). É utilizado também no tratamento da hipertensão arterial e como suas substâncias geram maior elasticidade e dificultam o acúmulo de gordura nas artérias, é uma potente arma de prevenção ao infarto e outras doenças do coração.

Para se beneficiar de tudo isso, vale uma excelente dica: na hora de preparar os alimentos de preferência ao alho cru, pois, altas temperaturas diminuem seu poder ativo.

Também é bom não exagerar, porque o alho em excesso pode causar problemas intestinais e o indesejável problema do mau hálito.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.