El Salvador

A República de El Salvador (República de El Salvador, em espanhol) é um país independente, localizado no istmo da América Central e limitado a norte e a leste por Honduras, a oeste pela Guatemala e ao sul pelo Oceano Pacífico. Sua área é de 20.742 km² (tamanho equivalente ao estado de Alagoas), e a capital é a cidade de San Salvador. A moeda utilizada é o Dólar Americano, e a língua oficial é o espanhol, falado por virtualmente todos os habitantes. A população total do país é de 6.1 milhões e a maioria segue a religião cristã, de cunho católico ou protestante. Quase 90% dos salvadorenhos são mestiços de espanhóis e indígenas, e cerca de 1% é indígena. O nome do país é uma referência a Jesus Cristo, ou seja, "o salvador".

Os habitantes originais de El Salvador foram os índios Pipil, descendentes dos astecas, além dos Pocomames e Lencas. Os epanhóis desembarcam a 31 de maio de 1522 na ilha Meanguera, localizada no Golfo de Fonseca, onde o espanhol Andres Almirante Nino liderou uma expedição pela América Central. Em junho de 1524, o capitão espanhol Pedro de Alvarado inicia uma guerra para conquistar Cuscatlan e seu primo Diego de Alvarado estabeleceu a aldeia de San Salvador, em abril de 1525. Carlos I da Espanha concedeu a San Salvador o título de cidade em 1546.

O país seguirá sob o domínio espanhol até o final de 1810, quando a população local começa a expressar descontentamento com a metrópole. Em 1821, El Salvador e as outras províncias centro-americanas declararam sua independência da Espanha, e se juntaram ao México no início de 1822. El Salvador, porém, resistiu, insistindo na autonomia para os países da América Central. Em 1823, é formada as Províncias Unidas da América Central, constituída pelos países da América Central (menos o Panamá, que só conquistaria a independência no início do século XX) sob o general Manuel José Arce. Esta federação é dissolvida em 1838, e El Salvador torna-se uma república independente. Assim como os outros países da América Central, a história inicial de El Salvador como estado independente foi marcada por freqüentes revoluções, até a chegada do período 1900-1930, em que houve relativa estabilidade.

El Salvador sofre uma deterioração de suas instituições democráticas na década de 1970, seguido de um período de guerra civil (1980-1992), onde mais de 75.000 pessoas, estima-se, morreram no conflito. Em 1992, após longas negociações, os envolvidos assinam um acordo de paz que põe fim à guerra, permitindo aos guerrilheiros formar um partido político legítimo e participar nas eleições.

Bibliografia:
Background Note: El Salvador (em inglês). Disponível em: <http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/2033.htm>. Acesso em: 26 ago. 2012.
El Salvador country profile (em inglês). Disponível em: <http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/country_profiles/1220684.stm>. Acesso em: 26 ago. 2012.

Arquivado em: América