Doberman

Por Débora Carvalho Meldau
O Doberman, também conhecido como Dobermann Pinscher, é uma raça de cão de porte grande, originária da Alemanha, muito utilizado como cão de guarda.

Esta é uma raça relativamente nova, criada durante o século XIX, por um cobrador de impostos, Louis Dobermann. Devido as suas funções, este homem sentiu necessidade de um cão para protegê-lo. Como também trabalhava como zelador de um canil possuía muitos conhecimentos sobre cães e, a partir de 1870, começou a cruzar Rottweiler, Pinscher, Pastor Alemão, Weimaraner, Greyhound e Manchester Terrier. No entanto, Louis Dobermann faleceu dez anos após iniciar os cruzamentos, não podendo ver o resultado final de seu trabalho, que foi continuado por Otto Goeller, que estabeleceu o padrão da raça em 1899, dando o nome de Dobermann Pinscher.

Padrão Racial

Esta raça é de grande porte, com corpo de constituição quase quadrada e musculoso. Apresenta linhas elegantes, postura ereta. O macho mede de 68 a 72 cm de altura e pesa entre 40 a 45 kg, enquanto que a fêmea mede entre 63 e 68 cm de altura e peso entre 32 a 35 kg.

Possuem pelagem simples, com pêlo curto e espesso, podendo ter as seguintes cores: preto, marrom escuro e azul, com marcação castanha muito bem definida, sem pêlos pretos no focinho, nos lábios, uma em cada bochecha, acima de cada olho, na garganta, duas no antepeito, na face interna da coxa e abaixo da cauda.

A cabeça possui formato cuneiforme; crânio e focinho apresentam-se paralelos; os olhos são ovalados, marrons, sendo a cor azul permitida para animais mais claros; orelhas se inserem no alto, encontrando-se dobrada e caída sobre a face, mas quando cortadas permanecem eretas.

O pescoço é seco e musculoso; o tronco é firme e curto; o peito possui uma boa largura e o antepeito é bem desenvolvido, projetando-se à frente da articulação do ombro. Os membros são fortes e bem aprumados; as patas são fechadas e arqueadas; a cauda geralmente é amputada, deixando 2 ou 3 vértebras.

Temperamento

É uma raça muito corajosa, inteligente e ágil. Possui temperamento equilibrado e determinado. São muito fies ao dono e possuem instinto protetor, sendo, portanto, considerado uma das melhores raças de cão de guarda. É muito utilizado como cão policial, cão militar e cão guia (embora esta última não seja sua mais aptidão).

As fêmeas geralmente são mais pacíficas, enquanto os machos se mostram mais agressivos. No entanto, o dono pesa muito, pois é ele quem molda a atitude do cão.

Características Indesejáveis

  • Olhos amarelados ou de cor diferente;
  • Prognatismo;
  • Manchas brancas;
  • Falhas dentárias;
  • Pelagens com falhas, ou diferentes do padrão;
  • Temperamento muito agressivo, nervoso ou tímido;
  • Altura maior ou menor de 2 cm do padrão.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dobermann
http://www.saudeanimal.com.br/doberman.htm
http://petmag.uol.com.br/caes/racas/doberman
http://dobermanpuppiesblog.com/blog/2008/01/31/a-doberman-was-the-world-s-best-tracker-dog/