Gato Singapura

Por Débora Carvalho Meldau
O Singapura é uma das menores raças de gato doméstico, originário de Cingapura, na Ásia.

A história anteriormente contada sobre seu desenvolvimento dizia que este tinha iniciado em 1975, quando um casal de norte-americanos, Tommy e Hal Meadow, levaram três exemplares da raça para os Estados Unidos. Essa história vigorou até 1987, quando outro criador norte-americano, Jerry Mayes, também em busca de gatos, viaja até Cingapura, cidade da Malásia, e se depara com provas de que os Meadow tinham mentido. Ele descobre documentos de importação que diziam que os três animais que supostamente teriam originado a raça, foram enviados dos Estados Unidos para a Malásia, antes de retornarem para os Estados Unidos como sendo naturais das ruas de Cingapura. No entanto, esses documentos referem-se aos três gatos como sendo da raça Abissínia. A partir deste momento, a legitimidade da raça é questionada.

Após uma investigação, Hal Meadow confessa que os três gatos são netos de quatro gatos de Cingapura que haviam sido levados para os Estados Unidos em 1971 e que havia mentido com o intuito de ocultar essa viagem de negócios, de natureza secreta. A Cat Fanciers Association concluiu que não houve má intenção e que a mentira não revogava a legitimidade da raça.

Padrão Racial

É um gato de pequeno porte, que pesa entre 2,7 kg a 4 kg, no máximo. Seu padrão de pelagem única: Sepia Agouti, que corresponde aos gatos com marcas tabby, ou o característico M na testa e outras linhas, com o pêlo cor castanho na ponta e marfim na base; seu pêlo é curto e muito sedoso. Na barriga e parte interna das pernas sua pelagem é de cor clara.

Sua cabeça é arredondada, apresentando orelhas largas e olhos amendoados, brilhantes e que podem ser verdes ou amarelos. Seu focinho termina bruscamente, e quando visto de perfil, apresenta uma linha reta que vai do nariz até o queixo.

O pescoço é curto e grosso. Apesar de serem animais pequenos, são relativamente encorpados e não apresentam pregas na pele. Sua cauda é de comprimento médio, afilada e com a extremidade arredondada.

Temperamento

São animais inteligentes, ágeis caçadores, brincalhões e estão sempre atentos a tudo o que os cerca. São muito apegados ao dono, seguindo-os sempre, estão sempre pedindo atenção; a fêmea e considerada mais zelosa. Relacionam-se bem com outros animais.

Fontes:
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/singapura/936
http://catish.net/coisasdegato/2010/10/racas-singapura/
http://www.bichosbrasil.com.br/gato-singapura/
http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/ra%E7as_gatos/gatos_enciclopediasingapura.htm
http://www.petvale.com.br/gatos/guia-de-racas.asp?raca=singapura
http://www.instinto.pt/site/artigo.php?AGtTZAtela9Xr1tela9Xr1=ADNTMlRnCGYtela9Xr1
http://br.viarural.com/animais/pequenos/pets/gatos/cingapura.htm
http://www.mundodosanimais.com/portal/gatos/racas/107-singapura.html