Suíno Large White

Por Débora Carvalho Meldau
Large White é uma raça de suínos originários do condado de York, localizado na região norte da Inglaterra. Entre 1770 a 1780, estes animais foram cruzados com animais asiáticos da região de Cantão, que apresentavam como principais características a precocidade, pelagem, orelhas curtas e finas, estrutura fina e perfil pobre. Pelo fato de cruzarem animais geneticamente distantes, resultou em alto grau de heterose.

No ano de 1850, aproximadamente, suínos da raça Napolitana foram levados da Ilha de Malta para a Inglaterra, onde foram cruzados com a raça que havia se sido formada. Provavelmente, os suínos Napolitanos possuíam relação genética com estirpes asiáticas, no entanto, apresentavam melhor conformação (lombo e pernil). Como resultado desses cruzamentos e da contínua seleção morfológica surgiram dois grupos raciais: Yorkshire e Leicestershire. O cruzamento entre essas duas raças deu origem a algumas raças, dentre elas a Large White.

Das raças puras desenvolvidas, esta foi a última a ser introduzida no Brasil, no início da década de 1970 e, devido ao desempenho apresentado, vem aumentando anualmente sua participação.

Padrão racial

Os animais dessa raça apresentam pelagem branca. Sua cabeça é  relativamente longa, com perfil concavilíneo, apresentando orelhas grandes e eretas, do tipo asiáticas.

A linha dorso-lombar é reta; apresenta boa morfologia dos membros anteriores e posteriores, com aprumos bons e membros curtos e pernis cheios e profundos até o jarrete; o períneo torácico é  grande, apresentando tetos com boa inserção.

Características produtivas e reprodutivas

São animais que apresentam um alto rendimento de carcaça, possuindo uma ótima conversão alimentar, um alto ganho médio diário de peso (GMDP) e uma ótima qualidade de carcaça.

Com relação às características reprodutivas, apresentam ótima habilidade materna, alta prolificidade, precocidade reprodutiva e os machos e as fêmeas são muito utilizados em cruzamentos industriais e na obtenção de reprodutores.

Fontes:
http://w3.ufsm.br/suinos/CAP2_hisrac.pdf
http://www.bichoonline.com.br/racas/suino/largewhite.htm
http://www.agrov.com/animais/sui_cap_ovi/large_white.htm
http://www.teara.govt.nz/en/pigs-and-the-pork-industry/2/2