Design Gráfico

Por Luan Hodari
Diversas opiniões cercam a definição de design, pois é considerado como tal, toda atividade, projeto, ou produto de um planejamento, mas isso generalizadamente, pois especificar o que é e o que não é design é complicado, extremamente complicado. Existe uma grande diversidade de design:

Design Gráfico

- Design de fontes
- Design editorial
- Design institucional
- Design de embalagem
- Design de hipermídia
- Webdesign
- Design de jogos

Design de produto

- Design automobilístico
- Design de embalagem
- Design de mobiliário

Design de Moda

- Design de jóias

Design de Ambientes

- Design de interiores
- Design de iluminação

Dentro deste universo artístico existem as especializações, que são diversas. Entre elas está o Design Gráfico, que ainda na pré-história surgiu com algumas representações visuais, mas que só no final do século XIX é diferenciado do designer, artista e artesão. Separação muito superficial, e que até hoje não conseguiu firmar uma definição certa e única sobre o design gráfico, termo que só é cunhado em 1922, pelo célebre designer William Addison Dwiggins.

Seu profissional, o graphic designer, é habilitado a trazer ordem estrutural e forma à informação visual, e muitas vezes é chamado comunicador visual, ou programador visual. De qualquer forma, o que diferem esses profissionais um dos outros é a sua natureza de atuação, e se ele pertencer mesmo ao design gráfico, poderá ser subdividido e classificado como webdesigner, editor de arte, diagramador, ou dezenas de outras denominações dadas aos profissionais dessa área.

A profissão de design gráfico não é regularizada no Brasil, não existe nenhum conselho de classe como CREA – Engenharia, OAB – Advocacia, etc. Mas a profissão consta no Catalogo Geral de Profissões do Ministério do Trabalho. Muitos profissionais, no entanto, receberam formação em áreas correlatas, por exemplo, como a arquitetura, mas isso antes das escolas superiores de Design Gráfico surgirem.

Entre as áreas que englobam o design gráfico estão:

Tipografia

Design Editorial

Ilustração

WebDesign

Sinalização

Design de Informação

Bibliografia
PEVSNER, Nikolaus. Os Pioneiros do Desenho Moderno. Martins Fontes.
CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. Editora Edgard Blucher.
MEGGS, Philip e PURVIS, Alston W. Meggs' History of Graphic Design. Ed. Wiley, 2005.(4° edição)
MEGGS, Philip. A History of Graphic Design. Ed. Allen Lane, 1983. (1° edição)
HOLLIS, Richard. Design Gráfico – Uma História Concisa. Ed. Martins Fontes. 2001.

Consultas
Toward a History of Graphic Design: interview with Victor Margolin Texto da entrevista em inglês com Victor Margolin sobre os problemas da história do design.
Associação dos Designers Gráficos - Brasil
Centro Português de Design
APD Associação Portuguesa de Designers
AND Associação Nacional de Designers