Fotografia

O dicionário da língua portuguesa define fotografia como 1 Arte ou processo de produzir, pela ação da luz, ou qualquer espécie de energia radiante, sobre uma superfície sensibilizada, imagens obtidas mediante uma câmara escura. 2 Reprodução dessas imagens. 3 Retrato. F. de ação, Fot: foto que mostra uma ação acontecendo, como um atleta saltando, um cachorro correndo etc. F. de cena, Cin: aquela em que se fotografam cenas ao mesmo tempo em que são filmadas, para registrar a posição dos objetos ou dos atores no cenário, de modo que seja possível recompor, em outro dia de filmagem, uma imagem semelhante; fotofixa. F. digital, Fot: técnica de manipulação de fotografias, utilizando o computador”

A origem da palavra Fotografia é grega e traz um significado de desenhar com luz e contraste. Trata-se de uma técnica que cria imagens por exposição luminosa, gravando-as em uma superficie reativa ao estímulo.  Embora não tenha sito fruto de uma única invenção,  e sim, resultado do acumulo de experimentos, a primeira imagem reconhecidamente fotográfica que se tem notícia está datada de 1826 e teria sido feita por um frances chamado Joseph, em uma placa de estanho após horas de exposição a luz solar sobre derivados do petróleo. Séculos antes, por volta de 1550 já haviam indícios de um registro de expérimentos com uma camera escura, e sendo conhecida pelo artista Leonardo da Vinci, este a utilizava para fazer um base para suas criações. E por volta de 1600 um cientista chamado Angelo Sala identificou que um composto de minerais sob a inflienciação da luz solar escurecia. Com base nesta informação, outros cientistas aprimoraram os experimentos, entre eles Johann Heinrich Schulze, que utilizou ácido, prata e gesso em 1724.  No ano de 1839 foi a vez de Willian Fox Talbor já utilizanod folhas de papel e cloreto de prata. As pesquisas foram evoluindo até que a primeira fotografia colorida de história foi tirada em 1861 por James Clerk Maxwell, e se tornasse acesspivel a população em 1888.

Atualmente, é inegável que a internet e a adaptabilidade das maquinas aos recursos digitais, aos aparelhos de telefonia celular, e possibilidades de utilização cada vez mais versáteis e rápidas, tenha revolucionado a forma com que a fotografia é utilizada na sociedade, sendo o fotógrafo um profissional ou não. A fotografia está ao alcance de todos.

O fotógrafo é o profissional que domina o uso das máquinas, lentes, filmes, técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. E a partir dos conhecimentos de iluminação e enquadramento, ele procura captar da melhor forma possível a imagem de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais.

Voltada a definir profissões e esclarecer a rotina delas aos jovens que estão decidindo sobre o futuro, e com isso auxiliar na escolha da profissão que mais se identifica a publicação “Guia do estudante” ressalta os variados campos de atuação de um fotógrafo e afirma “pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial - por exemplo, ao fotografar produtos e modelos em estúdio. É possível atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema e em agências de publicidade e de notícias”.

Bibliografia:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues 
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/artes-design/fotografia

Arquivado em: Fotografia