Iconografia

Por Fernando Rebouças
O termo “Iconografia” provém do grego “eikon” que significa imagem e “graphia” que significa escrita, “escrita da imagem”. A iconografia é uma forma de linguagem que agrega imagens na representação de determinado tema.

É uma área de estudo que investiga sobre a origem das imagens. Até o século XVI, a iconografia referia-se ao significado simbólico de imagens religiosas, sendo atualmente amplificada nos estudos da história e demais estilos de representação.

A distinção entre iconografia e iconologia surgia através de Panofsky. Segundo Panofsky, a iconografia era o estudo do tema ou assunto, e a iconologia, o estudo do significado.

A percepção iconográfica de uma pessoa carregando uma tocha de fogo pode subtender na iconologia uma intenção de guerra ou de proteção na escuridão, dependendo do significado da imagem.

Nas grandes bibliotecas, há as salas de iconografia onde se encontra literatura cujo conteúdo é rico em imagens provindas de ilustrações, fotografias e impressões. A iconografia auxilia muito no entendimento das fases históricas na percepção de seus símbolos inerentes.

Fontes:
http://genesisptorres.blogspot.com/2009/04/iconografia-uma-volta-ao-passado-pela.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iconografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Erwin_Panofsky