Prêmio Emmy

O Prêmio Emmy ou Emmy Awards, mais comumente chamado de ‘Emmy’, é entregue nos EUA aos que mais se destacaram no cenário televisivo. Três entidades independentes, porém interligadas, constituem este evento, que tem como objetivo escolher os melhores programas concentrados na diversão do público.

A Academia de Artes & Ciências Televisivas está mais focada na programação exibida no horário considerado nobre ou Primetime, com exceção dos eventos esportivos. Já a Academia Nacional de Artes & Ciências Televisivas visa premiar os programas diurnos ou Daytime, englobando noticiários, esportes, produção documental.

A Academia Internacional de Artes & Ciências Televisivas privilegia produções de procedência externa, portanto não realizadas dentro dos EUA. A premiação mais importante é a do Primetime – considerado como Prêmio Emmy de Artes Criativas – e a do Daytime.

Os prêmios Primetime nasceram em 1949, mas então eram conhecidos apenas como Prêmios Emmy. Quando surgiram os Emmy do Daytime, foi preciso criar uma fronteira de definição entre ambos, então foi acrescentado o termo Primetime. Normalmente eles são concedidos em meados de setembro, uma semana antes de se iniciar a programação outonal.

Enquanto nos Estados Unidos as principais redes televisivas – CBS, ABC, NBC e Fox -criaram um rodízio para a transmissão desta premiação, no Brasil esta tarefa cabe hoje à Sony. O público brasileiro pode assistir a este evento ao vivo, sem recorrer à tradução simultânea. Só a reprise apresenta legendas.

Esta premiação consagra os artistas de maior qualidade nas categorias de melhor série – drama, comédia, musical -, e de melhor minissérie. Nestas mesmas classes são escolhidos melhor direção, escrita, atores e atrizes principais e coadjuvantes. Além destes níveis, são igualmente avaliados melhor Programa de Realidade, de Realidade-Competição, Filme Televisivo e Performance Individual num Programa de Variedade ou de Música.

O prêmio Daytime teve sua origem no ano de 1972, inserido na premiação do Primetime deste ano. Em 1974 foi decidido que os dois eventos seriam realizados separadamente. São concedidos também os Emmy nos campos do esporte, da Tecnologia e Engenharia, os Regionais e os Internacionais. É entregue igualmente o Prêmio Humanitário Bob Hope.

Em 2009 os organizadores do Emmy introduziram várias novidades na premiação, a começar pelos indicados, passando pelas modificações no formato e nos escolhidos para receber os prêmios. As maçantes concessões do Emmy para os mesmos vencedores a cada ano sofreram uma repentina alteração.

Ao que parece, os responsáveis pela eleição dos melhores estão mais antenados nas mudanças ocorridas nas temporadas de cada série. Ampliou-se a quantidade de candidatos nas categorias principais, o que permitiu a inclusão das famosas ‘zebras’, e também que algumas fossem eleitas. Alguns escolhidos de anos anteriores, que tinham conquistado o prêmio graças a uma brecha no grupo que monopoliza constantemente os Emmy, tiveram a oportunidade de repetir a façanha. A apresentação de Neil Patrick Harris foi mais didática e clara, para um melhor entendimento do público.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primetime_Emmy_Award
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prêmios_Emmy
SCIFI NEWS – Cinema, TV, DVD – Ano 13 – Edição 140 – Outubro 2009.

Arquivado em: Artes