Prêmio Shell

Prêmio Shell de Música

Este tributo é concedido aos melhores nomes da música popular brasileira. A empresa multinacional conhecida como Shell oferece o patrocínio necessário para, anualmente, realizar este renomado acontecimento cultural, gerado em 1981. O Prêmio Shell de Música é um investimento pioneiro no setor empresarial nacional.

A Shell já era velha conhecida dos Festivais de Música Popular Brasileira dos anos 60, pois constantemente era a primeira empresa a oferecer ajuda financeira aos seus organizadores.  Desde o começo a premiação promovida por esta multinacional visava contemplar tanto a música erudita quanto a popular.

Só posteriormente o Prêmio Shell foi direcionado especificamente para a MPB, decisão que brotou do próprio corpo de jurados que, composto por cinco integrantes ligados à Música Popular Brasileira, analisa, seleciona e escolhe os candidatos, realizando um exame completo de sua obra completa, e depois elege os melhores.

premio shellPara que os artistas recebam a tão cobiçada premiação é realizada todo ano uma cerimônia musical, durante a qual os eleitos recebem o troféu criado pelo joalheiro Caio Mourão e o prêmio de R$ 15 mil, entregues em suas mãos por artistas convidados especialmente para este fim.

A partir de 2008 houve algumas alterações na forma padrão do evento. Até então somente compositores eram premiados, mas com esta mudança nas normas, os intérpretes poderão igualmente ser reconhecidos por seus trabalhos nas vertentes da Música Popular Brasileira. A esfera do júri passa também por algumas transformações – agora não são mais cinco membros, mas sete, entre artistas do campo musical, produtores e jornalistas que gravitam nesta área.

Prêmio Shell de Teatro

A Shell começou a atuar na esfera teatral em 1983, patrocinando inúmeros espetáculos, o que permitiu a expansão deste setor e, nos momentos mais críticos, a própria resistência do teatro brasileiro. Do princípio de seu auxílio financeiro até 1998, houve a encenação de mais de 100 peças por todo o território do Brasil.

Não contente, a multinacional instituiu, em 1988, o Prêmio Shell de Teatro, direcionado para premiar, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, nove categorias - autor, diretor, ator, atriz, cenógrafo, trilha sonora, iluminador, figurinista e categoria especial. Um corpo de jurados integrado por nove profissionais ligados a esta área elege os indicados.

Para a recepção deste prêmio, realiza-se igualmente um evento cultural, ora realizado em São Paulo, ora no Rio de Janeiro. Esta realização transformou-se, aos poucos, em uma das mais badaladas entregas de prêmio para a categoria dos artistas de teatro neste país. Os conquistadores desta cobiçada premiação recebem nesta festa um troféu concebido pelo escultor Domenico Calabroni e um valor de R$ 8 mil.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prêmio_Shell
http://www.shell.com/home/content/bra/responsible_energy/brazil_social_investments/theatre_awards/
http://www.shell.com/home/content/bra/responsible_energy/brazil_social_investments/music_awards/

Arquivado em: Artes, Música, Teatro