Produção Gráfica

Por Fernando Rebouças
A produção gráfica organiza e supervisiona a realização de peças gráficas. O setor de produção gráfica numa agência ou empresa editorial se ocupa na contratação de serviços e materiais, e pelo contato com os fornecedores gráficos, acompanha as etapas de produção gráficas.

A contratação de ilustradores, fotógrafos e demais colaboradores específicos é de responsabilidade do diretor de arte. A quatro etapas de produção gráfica são :

* Projetação – Nesta etapa ocorre o trabalho do designer no planejamento visual gráfico, esta etapa se encerra quando o trabalho é concluído e o original torna-se em arquivo fechado;

* Pré-impressão – Etapa em que são elaborados fotolitos para a produção das matrizes e da digitalização e edição de imagens complexas;

* Impressão -Inicia-se com a produção da matriz e ocorre o processo de impressão das cópias em máquinas específicas;

* Pós-impressão – Tudo o que ocorre após a impressão e antes do empacotamento das tiragens e cópias, é todo o acabamento desempenhado nos produtos impressos, como cortes, verniz, encadernação, etc.

Na composição manual de impressos utilizava-se o componedor que media as linhas, tipos metálicos de fontes, galé (bandeja para organizar os tipos) e a mesa de paginação. Os tipos eram justapostos sobre a bandeja que prensava o original. Na composição mecânica havia :

* Linotipo – Composições de linhas via teclado, com matrizes e caracteres e espaçadores, cada linha recebe o metal líquido para a impressão;

* Monotipo – Não mais por linha, e sim por tipos, os tipos (letras) eram separadamente perfurados em fita, através de teclado e perfurador, recebendo o metal líquido para impressão;

* Ludlow – Máquina específica para impressão de “caixa alta”, manchetes (letras maiores)

A fotocomposição era a composição de originais a partir de recursos fotográficos, o filme gera a matriz que vai para a máquina impressora, dando uma maior definição ao desenho do tipo. No processo de impressão há vários tipos de originais conforme o suporte utilizado :

* Original opaco – imagem cujo o suporte é o papel;
* Original transparente – Imagem cujo suporte é o acetato;
* Original translúcido – imagem cujo suporte é atravessado pela luz, mas a imagem não é atravessada pela mesma, ex: papel vegetal.

No processo de pré-impressão há o original em arquivo fechado e aberto:

* Original em arquivo aberto – Pode ser manipulável pelo birô da gráfica, salvos em *.cdr (corel draw) e *.psd (photoshop)

* Original em arquivo fechado – arquivo salvos em *.pdf ou *.tiff, não pode ser manipulável, somente para leitura e reprodução.