Raionismo

Para compreender o Raionismo, é preciso entender sobre Arte Abstrata. Arte esta que não utiliza elementos da realidade concreta para se expor, mas sim cores, formas e superfícies, como maneiras de representar a estética. Em 1911 na Rússia, desenvolveu-se o Raionismo como um estilo da Arte Abstrata.

As Flores - Natalia Goncharova

Durante a revolução Russa, Joseph Stalin está no poder, e por conveniência instaura a arte chamada Realismo Socialista, a qual imprime as expressões da onipotência governamental. Naquela época, todos os artistas se viam obrigados a desenvolver todo tipo de propaganda com apelo benéfico a política soviética. Eram cartazes com frases curtas e de fácil entendimento, geralmente desenvolvidos com figuras simples e ícones.

O Raionismo teve o seu início em meados de 1912 a 1914, em Moscou, e o termo Raionismo foi utilizado pelos criadores desta corrente, Mikhail Larionov e Natalia Goncharova com base na utilização dos raios emitidos pelo contraste das cores, os quais refletiam luzes e raios a partir de diversos objetos. Para se contrapor ao período vivido naquele país, o casal desenvolve a chamada vanguarda russa, com referências nas escolas artísticas do Futurismo e Cubismo.

Com o intuito de divulgar a corrente, Mikhail Larionov e Natalia Goncharova, firmaram o Manifesto Raionista de 1913, conforme trechos: ..."Daqui nasce a verdadeira libertação da arte. Uma vida que procede apenas de acordo com as leis da pintura como uma entidade independente, pintura com suas próprias cores, formas e tons". Neste mesmo ano, levaram a público algumas de suas obras, através da exposição Target.

As cores predominantes na arte do Raionismo são de extrema importância, preferencialmente cores claras compostas com raios em cores básicas e puras. Os artistas criadores do Raionismo se preocupavam em realizar um estudo profundo das cores, comparando as combinações entre tons e qual aplicação determina a harmonia da sua mistura, além da saturação, textura e profundidade em relação ao plano utilizado. Tinham o cuidado de pintar apenas os reflexos da luz e nada de concreto e real, o que conferia mais beleza a obra do Raionismo. A premissa do Raionismo foi contrapor a arte figurativa e com formas pré-definidas, características estas da arte autoritária de Stalin.

Em meados de 1915 o casal deixa a Rússia e a produção de pinturas deste estilo, se enfraquece. E sem deixar nenhum outro artista para perpetuá-la, o movimento Raionista se finaliza. Esta corrente é considerada por muitos estudiosos como algo passageiro, mas com grande experiência, que serviu de base e início a outras correntes.

Fontes:
http://www.webartigos.com/articles/29338/1/O-Estilo-Raionista-Uma-Possibilidade-Abstrata/pagina1.html#ixzz1TKbGYjdB
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raionismo
http://www.artigonal.com/arte-artigos/raionismo-a-arte-abstrata-russa-1801795.html