Araçari-banana

Por Fernando Rebouças
O termo Pteroglossus bailloni é o nome científico da espécie de ave “araçari-banana” que vive nas florestas das regiões Sul e Sudeste do Brasil e nas regiões montanhosas entre a Argentina e o Paraguai. É uma espécie de tucano cuja plumagem é amarela, diferente dos tucanos mais conhecidos, de plumagem escura.

Araçari-Banana
Araçari-Banana
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae
Gênero: Pteroglossus
Espécie: P. bailloni

O araçari-banana também possui bico oliváceo com a base vermelha, cor que se estende até a região dos olhos. Em média, essa ave mede 35 cm de altura. Costuma viver em pequenos grupos de sua espécie, em média de cinco a sete exemplares.

É uma espécie arborícola, gosta de viver em árvore de regiões florestais, acredita-se que não se adapta facilmente nas áreas próximas da cidade pela sua raridade na Mata Atlântica. Sua população tem diminuído junto com a dimunição da cobertura vegetal da Mata Atlântica que, atualmente, está abaixo dos 8 % de seu território nativo original.

Na espécie de araçari-banana é difícil precisar quem é o macho e quem é a fêmea, a diferença está mais no tamanho, a fêmea costuma ser menor do que o macho. A espécie não costuma sobrevoar superfícies de rios e lagos; costumam pular de galho em galho.

O seu canto confunde-se com o do pica-pau. Protege-se dos predadores por meio de seu longo bico, costumam atacar ninhos de outras aves. Costumam construir morada em ocos e buracos de árvores. No processo de polinização, é um importante dispersor de sementes. No Brasil, ainda são vistos de Pernambuco até o Rio Grande do Sul. É uma ave ameaçada de extinção.

  • Distribuição: Pernambuco , Espírito Santo, e de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Também na Argentina e no Leste do Paraguai.
  • Habitat: As florestas altas em regiões montanhosas, preferencialmente a floresta atlântica.
  • Alimentação: Ffrutos e insetos; em determinadas situações come ovos e filhotes de outras aves.
  • Reprodução: Média de 2 a 4 ovos. Os ninhos são construídos nas cavidades e buracos das árvores e em cupinzeiros. Muitas vezes, aproveita a casa de outras aves.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ara%C3%A7ari-banana
http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,386;4,aracari-banana.aspx
http://www.criarparaconservar.com.br/aves/aracari_banana.php
http://www.trilhasdoaracari.com/aracari-banana/