Canário

Por Marina Martinez
O canário é uma ave passeriforme de pequeno porte, pertencente a família Fringillidae. Tem origem nas Ilhas Canárias, localizadas na costa africana. São aves populares pela beleza do seu canto e por serem extremamente dóceis. São encontrados na natureza com uma bela plumagem na cor amarelo ouro. A partir de sua criação em cativeiro surgiram muitos canários com interessantes mutações de cores e portes. No Brasil, O canário mais popular é o Canário da terra (Sicalis flaveola). Este pássaro canoro se distribui por todo o País em muitas de suas formas.

Por ser um pássaro alegre, com uma bela plumagem e uma canto agradável, é muito comum os homens domesticarem os canários que tornam qualquer ambiente mais feliz. A criação destas aves é chamada de Canaricultura e é uma técnica que possui algumas exigências para uma criação bem sucedida.

A criação destas aves é muito apreciada por serem pássaros que conseguem adaptar-se aos mais variados tipos de alojamento; desde grandes aviários ao ar livre, até gaiolas dentro de casa. Apesar de serem aves pequenas, os canários são robustos e resistem perfeitamente ao clima do Brasil. Atingem a maturidade sexual quando completam um ano de idade e a época de reprodução coincide com a Primavera. A fêmea põe de 4 a 5 ovos e o período de incubação é de 12 a 15 dias. O ninho é confeccionado com fibras vegetais, ervas e folhas de estevas, e aparece muitas vezes coberto por líquens, pêlos e penas.

O macho não participa do período de incubação. Porém, quando as crias nascem completamente indefesas, é papel do macho, procurar alimento, como sementes e frutos, que são fornecidos por ambos os progenitores. A plumagem das crias fica completa quando elas atingem de 11 aos 17 dias de idade, onde já estão prontas para saírem do ninho. No entanto, o macho continua a alimentar seus filhotes durante mais alguns dias antes de se tornarem completamente independentes. O tempo médio de vida destes animais é de cinco anos.

Criar canários em gaiolas é muito comum e esta prática é permitida pelo IBAMA. No Brasil existe um órgão responsável por toda essa organização de criadores de pássaros domésticos que se chama Federação Ornitológica do Brasil - FOB. Geralmente, os criadores de canários os identificam com um anel quando nascem e são tratados com muita dedicação e carinho. O interessante é que quando os canários se tornam adultos, participam até de concursos de beleza e canto. Geralmente, os concursos dos canários acontecem nos meses de junho e julho.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Can%C3%A1rio
http://www.bicharada.net/animais/animais.php?aid=50
http://www.saudeanimal.com.br/canario.htm