George W. Bush

Filho mais velho de um ex presidente do Estados Unidos da América, George W. Bush também se elegeu presidente, permanecendo por dois mandatos, de 2001 à 2009.

Bush é considerado um dos piores presidentes na história norte-americana e responsabilizado por levar seu país à guerra sob argumentos enfraquecidos e irreais. No entanto, Bush liderou o país em um dos momentos mais negros de sua história, em 11 de setembro de 2001 quando em um ato de terrorismo islâmico, aviões foram lançados nas torres gêmeas corporativas de Nova Iorque e também no Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA. Milhares de pessoas morreram.

Esse fato ocorreu apenas 8 meses depois de W. Bush assumir a presidência, dessa forma seus esforços presidenciais passaram a ter foco no combate ao terrorismo.

Isso levou os Estados Unidos a enviar poderio militar ao Afeganistão, com o objetivo de desmantelar a Al-Qaeda, grupo terrorista sob o comando de Osama Bin Laden, responsabilizado pelos ataques.

Sob a desculpa de ter encontrado armas de destruição em massa ilegais, Bush também enviou seu exército ao Iraque, derrubando o ex-ditador Saddam Hussein. As armas nunca foram encontradas.

Essas campanhas militares, somada a sua atitude omissa no desastre natural (Furacão Katrina) que devastou parte da costa leste em 2005, episódio no qual morreram 1.800 cidadãos americanos, além de bilhões de dólares em prejuízos, resultaram numa queda brusca de popularidade para George W. Bush.

Também por uma questão de aprovação popular, Bush viveu uma eleição amplamente questionada, sendo que, na primeira eleição, perdeu nos votos populares, porém ganhou nos votos do colégio eleitoral, consagrando-se presidente com uma mínima diferença a seu oponente, Al Gore, fato raro na história das eleições norte-americanas.

Bush nasceu em New Haven, Connecticut. Estudou em escolas públicas no Texas, onde seu pai realizava negócios no setor petrolífero. Serviu a Força Aérea de 1970 a 1973. Formou-se em História e depois conquistou um MBA em Harvard em 1975.

Após sua graduação em Harvard, se tornou um homem de negócios, atuando, com sucesso, no mercado de petróleo, no qual sua família já estava estabelecida.

Casou-se em 1977 e desse casamento nasceram filhas gêmeas em 1981.

Politicamente, Bush sofreu uma derrota no Texas em 1978. Depois trabalhou na campanha presidencial de seu pai em 1988. Um ano depois, utilizando de sua influência, Bush se tornou investidor proprietário do Texas Rangers, time de baseball.

Em 1994, Bush derrotou uma forte candidata Ann Richards, se tornando governador do Texas. Através dessa campanha obteve prestígio para concorrer a presidência 5 anos depois.

Após seu mandato, Bush foi substituído por Barack Obama. De volta ao Texas, concentrou-se em escrever sua biografia política com o nome de “Decision Points”, lançada em 2010.

Bibliografia:
https://www.whitehouse.gov/1600/presidents/georgewbush
http://www.history.com/topics/us-presidents/george-w-bush
http://www.nytimes.com/topic/person/george-w-bush

Arquivado em: Biografias