Madonna

Madonna nasceu em Bay City, perto de Detroit, no dia 16 de agosto de 1958. Sua mãe morreu quando ela tinha dezesseis anos, e seu pai teve de tomar conta de uma família de oito filhos. Embora sua imagem possa não demonstrar, Madonna foi uma boa aluna no colegial. Na universidade de Michigan, ganhou uma bolsa para estudar dança, mas, depois de um ano, abandonou o curso por não gostar do ambiente.

Em 1977, Madonna partiu para New York com 35 dólares no bolso e uma mala. Durante um tempo, foi bailarina de uma companhia de dança chamada “Alvin Ailey Dance Troupe”. Em seguida percorreu os clubes noturnos, a fim de conhecer todos os DJs e, assim, buscar seu primeiro contato com as gravadoras. A primeira gravadora foi a Sire Records. Estreiou como cantora em 1982, aos 24 anos de idade, com a canção Everybody. A partir de então, começa a gravar grandes sucessos como “like a Virgin”, “Papa Don’t Preach” e “Material Girl”.

Selvagem feito seu mascote no seu filme “Who’s That Girl”, doce feito sua canção “Like A Prayer”, meio maluca como em seu outro filme “Procura-se Susan Desesperadamente” e romântica como sua balada chamada “La Isla Bonita”, Madonna foi, durante os anos 80, um modelo a ser seguido por muitas adolescentes nos Estados Unidos e no resto do mundo. Ela provou que os sonhos de qualquer caixa de supermercado de qualquer bairro da periferia podem se tornar realidade. Mais do que ser escultural ou vestir-se elegantemente, é decisivo ter talento, trabalhar muito, ser provocativa e ter muita lábia.

Madonna foi mãe duas vezes, mas nunca teve filhos com Sean Penn, com quem esteve casada por quatro anos. Sua primeira filha, Lourdes Maria, foi fruto da sua relação com seu professor de ginástica, Carlos Leon. Depois de ficar noiva de Guy Ritchie, cineasta de origem escocesa, nasceu Rocco Ritchie. No dia 22 de dezembro de 2000, um dia depois de batizar seu filho Rocco, a diva e o cineasta se casaram numa cerimônia secreta num luxuoso castelo escocês chamado Skibo. O segredo desta cerimônia ocorre para evitar situações como a que Madonna passou ao casar-se com Sean Penn, quando um helicóptero, tentando obter fotografias do evento, interrompeu a cerimônia com seu ruído.

Sua carreira de atriz chegou ao ápice quando filmou “Evita”, deixando pra trás suas atuações entre ruins e medianas em filmes como “Procura-se Susan Desesperadamente” e “Dick Tracy”.

Embora houvesse muitas mulheres mais indicadas para a tarefa, Madonna, mesmo não sendo tão esbelta, foi modelo em campanhas publicitárias para Versace e Max Factor.

No canal de música MTV, Madonna foi a artista que mais ocupou espaço com seus ardentes clipes e turnês mundiais espetaculares. Seu clipe “American Life” foi retirado do ar por expressar uma visão crítica da cultura ocidental e da incipiente guerra com o Iraque, desta forma, foi criada uma nova versão do clipe para evitar rusgas com determinados setores da sociedade estadunidense.

Além de sua grande capacidade criativa, Madonna também é uma produtora de sucesso. Ela é um peso pesado da área musical e calculou com frieza sua trajetória musical, renovando sua imagem e criando situações bombásticas na hora adequada. Hoje, aos 50 anos de idade, Madonna continua criando canções e realizando turnês mundiais de grande sucesso.

Arquivado em: Biografias, Música