Neil Armstrong

Mestre em Astronomia (Observatório Nacional, 2016)
Graduado em Física (UFRPE, 2014)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Nascido em 1930 na cidade de Wapakoneta, Ohio, o norte-americano Neil Armstrong (1930-2012) foi um dos três tripulantes da Nave Apollo 11 e que se tornou conhecido por ter sido o primeiro homem a pisar na Lua em 20 de julho de 1969, deixando como registro na superfície lunar as pegadas de sua incrível viagem.

Antes de ter realizado seus serviços para antiga NACA (Conselho Nacional para a Aeronáutica), agência que antecedeu a NASA, Armstrong havia sido um renomado piloto da Marinha americana, tendo participado de mais de 70 combates na Guerra da Coreia entre 1949 e 1952.

Três anos após o fim da Guerra, Armstrong se formou em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Purdue, em West Lafayette, na região de Indiana, se tornando engenheiro e piloto civil da NACA. Nessa época, chegou a atuar como piloto de testes em diversas aeronaves como, por exemplo, a X-15 de 4000 mph, avião experimental em que chegou a voar por sete vezes. Esse avião, lançado por foguetes, foi projetado para alcançar os limites da atmosfera da Terra e alcançou uma altitude máxima de 63.198 metros.

Já em 1962, foi selecionado pela NASA (Agencia Espacial Americana) para compor o quadro de integrantes do seu programa espacial. Porém, somente quatro anos depois teve sua primeira experiência como comandante de uma missão espacial, voando em companhia do astronauta David Scott na Nave Gemini 8. Nessa missão, Armstrong realizou a acoplagem da Gemini à sonda Agena, em procedimento que não foi bem sucedido, pois a nave começou a girar velozmente em torno do seu eixo, até o controle da situação e a realização de um pouso de emergência da dupla nas proximidades do Japão.

Em relação ao projeto Apollo 11, que levaria anos mais tarde Neil Armstrong à realizar um dos maiores feitos da humanidade, esse foi um projeto iniciado em 1961 e que teve como objetivo a exploração da lua.

Retrato do astronauta Neil A. Armstrong, comandante da missão Apollo 11. Foto: NASA

Para tanto, foram feitos numerosos testes antes da investida efetiva em 16 de julho de 1969, quando a nave norte-americana foi lançada da base Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida. O módulo lunar onde se encontravam, além de Armstrong, os astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins, estava instalado na extremidade do foguete Saturno V, durante viagem que durou 4 dias até chegada à Lua.

Chegando lá, Armstrong deu mostras de seu preparo para missão quando realizou a aterrissagem da Apollo 11 manualmente, já que no local onde a nave estava programada para pousar, se encontrava uma alta concentração de pedras de grande dimensão que levaram o piloto à procurar o lugar ideal para efetuar o pouso. Neil Armstrong, então, desceu 9 degraus e se tornou o primeiro homem a pisar em solo lunar. Em seguida, Buzz Aldrin também desceu à superfície da Lua se tornando o segundo homem a realizar o feito. Já Michael Collins, permaneceu no interior do módulo lunar para realização de procedimentos técnicos e de suporte aos dois colegas.

Quando isso sucedeu, sendo todo processo registrado em vídeo, Armstrong disse a frase que viria a ser das mais conhecidas dentre as viagens espaciais: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade.”

Neil Armstrong ao lado do módulo lunar. Foto: NASA.

Após o retorno a terra, a tripulação da nave Apollo 11 recebeu diversas honrarias e homenagens, fazendo uma turnê por 23 países durante 45 dias.

Neil Armstrong concluiu seu mestrado em 1970 na Universidade do Sul da Califórnia e, já em 1971, deixou a NASA para se tornar professor de Engenharia Espacial na Universidade de Cincinnati. Após ter exercido seu trabalho como docente por mais de uma década, serviu a Comissão Nacional do espaço de 1985 a 1986, sendo mais tarde indicado a vice diretor da comissão presidencial que averiguou o caso da explosão da Challenger.

Em 2012, Armstrong veio a falecer em Cincinnati, Ohio, devido a problemas cardiovasculares.

Referências:

FRAZÃO, DILVA. Neil Armstrong. Astronauta norte-americano. https://www.ebiografia.com/neil_armstrong/. Acessado em 11 de novembro de 2019.

SANDS, KELLY. Biography of Neil Armstrong. https://www.nasa.gov/centers/glenn/about/bios/neilabio.html. Acessado em 11 de novembro de 2019.

WHITLOCK, LAURA. A. Neil Armstrong. https://heasarc.gsfc.nasa.gov/nasap/docs/whos_who_level2/armstrong_p.html. Acessado em 11 de novembro de 2019.

https://www.ebiografia.com/neil_armstrong/. Acessado em 11 de novembro de 2019

Arquivado em: Biografias
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: