Nelson Mandela

Ensino Superior em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo, 2010)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Nelson Mandela foi advogado e presidente da África do Sul de 1994 até 1999. Liderou o movimento contra a segregação dos negros no país, recebendo o Prêmio Nobel da Paz pela sua trajetória. É considerado o pai da moderna nação sul-africana e um dos principais ícones na defesa de causas humanitárias do século XX.

Nelson Mandela, 2006. Foto: Alessia Pierdomenico / Shutterstock.com

Rolihiahia Dalibhunga Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918 em Mvezo, pequena vila localizada em Transkei, na África do Sul.

Filho do chefe tribal  Nkosi Mphakanyiswa Gadla Mandela e de Nosekeni Fanny, pertencentes à etnia Xhosa. Em 1925 Mandela iniciou seus estudos em uma escola primária em Qunu. Na época, o costume era dar nomes ingleses às crianças tribais. Assim foi chamado pela sua professora de “Nelson”, em homenagem ao Almirante Horatio Nelson. Aos 9 anos Mandela perdeu seu pai e foi enviado aos cuidados de Jongintaba Dalindyeb, rei do povo Tembu. Vivendo no palácio real, Mandela teve acesso às escolas destinadas aos negros da elite, estudou em instituições metodistas e concluiu sua formação elementar com méritos em Healdtown. Em 1939 Mandela foi cursar direito na Universidade de Fort Hare, a primeira instituição do país destinada para os negros. Envolveu-se em manifestações internas e abandonou o curso.

O rei Jogintaba desaprovou a atitude e quis realizar um casamento arranjado para Mandela, que não concordou e fugiu para Johannesburgo. Morando no subúrbio e enfrentando dificuldades financeiras, Mandela estudou Artes por correspondência pela Universidade da África do Sul. Concluiu o curso em 1943 e continuou os estudos jurídicos na Universidade de Witwatersrand.
Em 1944 Mandela casou-se com a enfermeira Evelyn Mase e tiveram duas filhas e dois filhos. No mesmo ano participou da Liga Juvenil do Congresso Nacional Africano (CNA) tornando-se um ativista muito popular. Construindo um caminho de liderança, passou a integrar o Conselho Executivo em 1949.

Em 1949 foi aprovado o regime legal segregacionista na África do Sul, chamado de “apartheid”. A ausência de direitos políticos e civis e a forte opressão dos negros determinada pelo governo branco ocasionou um período de conflitos e mortes. Durante essa época a Liga Jovem do Congresso Nacional Africano se transformou em um importante instrumento para a representação política dos negros. Em 1958 Mandela se separou e casou com Winnie Madikizela, militante antiapartheid com quem teve duas filhas.

Em 1960 muitos líderes negros foram torturados, presos e executados. Mandela foi condenado à prisão perpétua em 1964 pelo envolvimento com o CNA. Na década de 80 o apartheid foi divulgado amplamente pela mídia e reprimido mundialmente. Pressionado, em 1984 o governo propôs uma oferta de liberdade à Mandela caso desistisse da militância política, mas o ativista negou a proposta e manteve seus ideais. Durante os 10.052 dias preso, Mandela viveu condições que debilitaram sua saúde, escreveu cartas comoventes e se inscreveu na Universidade de Londres.

Continuou seus estudos por correspondência e graduou-se bacharel em direito no final do ano de 1989. No dia 11 de fevereiro de 1990 o ativista foi libertado pelo então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk. Em 1993 assinaram juntos uma nova Constituição, preparando a África do Sul para a democracia multirracial. No mesmo ano ambos receberam o Nobel da Paz pela luta a favor dos direitos humanos no país. Em abril de 1994, Mandela conquistou a realização das eleições multirraciais e foi eleito presidente da África do Sul.

Em 1995 se separou e em 1998 casou com Graça Machel.

Ao fim de seu mandato, em 1999, foi morar no vilarejo de Qunu e fundou uma instituição em prol dos direitos humanos junto com sua esposa.

Em 2006 foi homenageado pela Anistia Internacional pelo seu compromisso com os direitos humanos. Nelson Mandela faleceu vítima de uma infecção respiratória no dia 5 de dezembro de 2013 em Johannesburgo, África do Sul.

Arquivado em: Biografias
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: