Usain Bolt

Por Fernando Rebouças
Usain Bolt é um velocista  jamaicano, nasceu em 21 de agosto de 1986, e desde criança apresentava estilo despojado , tranquilo e extrovertido. Filho de Wellerley Bolt e Jennifer Bolt. No primário, foi campeão de críquete, e no colégio chamou a atenção do técnico de seu time, William Knibb, pelas suas arrancadas.

Knibb o incentivou a deixar o críquete e ingressar no atletismo, sendo treinado por Pablo McNeil e Dwayne Barrett. Aos quinze anos conquistou a medalha de ouro e duas de prata no Campeonato Mundial de Atletismo, realizado na capital de seu país,  e passou a conquistar diversos títulos em competições no Caribe.

Usain Bolt

A partir de 2004, passou a se profissionalizar ainda mais, sendo treinado por Flitz Colerman. Nas Olimpíadas de Atenas, em virtude de uma lesão na perna, não pode ir adiante. Posteriormente, recusando convites dos EUA e do Canadá, continuou a treinar na Jamaica, na Universidade de Tecnologia.

Desde então passou a ser treinado por Glen Mills, e sofrendo nova contusão, Bolt não pôde participar do Mundial de Helsinki, na Finlândia. Em 2007, em melhor forma, começou a incomodar conquistando medalha de ouro nos 100 metros rasos do 23º encontro de Vardinoyiannia.

Em 2008 e 2009, tornou-se campeão olímpico em Pequim, e Mundial em Berlim. É recordista mundial nos 100 e 200 metros e no revezamento 4 X 100.

Fontes:
http://imeviolao.googlepages.com/biografia-usain-bolt.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usain_Bolt