William Edward Deming

Por Caroline Faria
Considerado um mestre do gerenciamento de qualidade no mundo todo, William Edward Deming foi o responsável por grande parte dos avanços nesta área que levaram as indústrias japonesas a um crescimento incrível no período do pós-guerra.

William E. Deming nasceu em Sioux City, Iowa (EUA), em 14 de outubro de 1900. Graduado em engenharia (1921), permaneceu na Universidade de Wyoming até 1922 para estudar matemática. Depois disso, transferiu-se para a Escola de Minas do Colorado onde fez mestrado em Matemática e Física. Assim que se formou recebeu um convite, para trabalhar em Yale que ofereceu a ele isenção de taxas e emprego em meio período. Claro, ele aceitou.

Em 1928, Deming já terminara seu doutorado em Yale quando inicia sua carreira no governo como Físico Matemático no Laboratório de Pesquisas de Fixação do Nitrogênio da USDA (o Departamento de Agricultura dos EUA). Durante o tempo em que esteve na USDA, Deming fez 38 publicações que já demonstravam seu interesse pela estatística.

Da década de 30 a década de 50 Deming vai trabalhar como professor especial no Departamento Nacional de Padronização como professor de Matemática e Estatística (1930-46), como chefe do Departamento de Matemática e Estatística da Escola de Pós-Graduação do USDA (1930-53). Em 1943 Deming publica seu primeiro livro “Ajustamento Estatístico dos Dados”.

Neste período ele também vai para Londres (em 1936) para estudar Teoria Estatística na Universidade de Londres onde conheceu o trabalho de Jerzy Neyman, o responsável pela publicação de um estudo que foi um marco na história da amostragem. Neyman acabou indo para os EUA lecionar na USDA, em 1937, o que resultou em um livro publicado por Deming chamado “Palestras e Conferências em Estatística Matemática”.

Na década de 50, Deming vai para o Japão para colaborar na realização do censo japonês. Na ocasião ele viaja diversas vezes ao Japão a convite da JUSE (Japan Union of Scientists and Engineers) para ministrar palestras e conferências aos diversos líderes empresariais japoneses o que os leva a dotar seus métodos para controle da qualidade e princípios de administração causando uma verdadeira revolução nas indústrias japonesas que começam a liderar o mercado, principalmente o automobilístico e de informática, levando as empresas ocidentais a também mudar sua forma de administração para não ficar para trás.

Para se ter uma idéia da importância de Deming, em 1951, foi criado o “Prêmio Deming” no Japão para premiar pessoas que contribuíram para o controle de qualidade e aplicações de métodos estatísticos, e empresas que apresentem elevado desempenho da qualidade.

William Edward Deming morreu em 20 de dezembro de 1993.