Anilhamento de Aves

anilhamento de aves é uma técnica utilizada no estudo do comportamento das aves, assim como para controle de criadores de aves exóticas e silvestres. Tal método consiste na marcação individual das aves com um pequeno anel de metal ou plástico na pata (este anel pode ser colorido para ajudar a identificação).

Para o anilhamento científico a captura com o pressuposto que esta possa ser eventualmente recapturada, no momento da captura da ave é colocado a anilha e retiradas informações sobre a ave (tamanho da asa, do bico, peso, desenvolvimento muscular, entre outros). Essas informações nos permitem coletar aspectos da biologia das aves, assim como suas rotas migratórias, distribuição geográfica, longevidade das espécies, taxa de mortalidade, etc.Imagem1

Nos casos de anilhamento comercial, o intuito é identificação do animal junto o órgão responsável (IBAMA) na hora de sua venda, onde na anilha fechada informa a sigla do criador com no mínimo 3 letras, numero do CTF (Cadastro Técnico Federal), estado, ano e numeração sequencial com gravação de fundo em linha o nome da fábrica da anilha e se a ave é exótica ou silvestre; em anilha abertas será mesma informação porém sem o ano.

A prática destas atividades está sujeita ao cumprimento de leis, que variam de país para país, mas geralmente qualquer pessoa está habilitada a participar, desde que possua autorização legal para tal, concedida após um período de treino mais ou menos extenso.

No Brasil pelo Instituto Chico Mentes de Biodiversidade (ICMBio), existe o Sistema Nacional de Anilhamento de Aves Silvestres (SNA) que coordena e controla os seguintes procedimentos ligados a anilhamento: Credenciamento dos Anilhadores; Analises de Projetos de Pesquisa; Controle e Distribuição; Processamento de Dados e Recebimento de Relatos de Encontro de Aves Anilhadas.

Caso encontre uma ave anilhada, você pode ajudar, poderá optar por enviar um e-mail para [email protected] com as informações contidas na ave: inscrição da anilha metálica, espécie, local onde foi encontrada, data de captura, possíveis causas da morte.

Uma vez relatado o encontro de uma ave anilhada, as informações são conferidas e processadas. CEMAVE (Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação) em agradecimento pelo relato, envia ao recuperador, um Certificado de Agradecimento, contendo as informações sobre o projeto no qual a ave estava cadastrada. Para o pesquisador responsável do projeto segue um  um Aviso de Recuperação, contendo os dados sobre o encontro da ave. O relato de uma recuperação é muito importante para CEMAVE, pois, através do encontro das aves anilhadas é possível conhecer o tempo de vida após a marcação, locais que habitam, as rotas migratórias, flutuações dos números populacionais, dentre outras informações que são fundamentais ao monitoramento e à elaboração de políticas de conservação das aves e dos ambientes dos quais elas dependem.

Arquivado em: Biologia