Biologia do Desenvolvimento

Por Mayara Cardoso
Dá-se o nome de Biologia do Desenvolvimento ao ramo da ciência que se ocupa com o estudo do desenvolvimento dos seres vivos levando em conta todas as etapas do ciclo de vida.

O estudo do desenvolvimento é fundamental para o entendimento de toda e qualquer área da ciência, sendo assim, os biologistas do desenvolvimento têm o papel de responder questões ainda obscuras, no que concerne a aspectos da vida dos seres vivos, como por exemplo, fatores ligados à diferenciação celular, o porquê do par de cromossomos XX dar origem a fêmeas e XY a indivíduos machos, o porquê das células se diferenciarem em determinadas fases da vida e se tornam capazes de se organizar e compor estruturas tais como os órgãos, os músculos, ou o que está envolvido no controle das ações dessas células.

A Biologia do desenvolvimento está também intimamente ligada à Embriologia, ciência estuda a estrutura de órgão a partir da divisão celular que dá origem ao embrião, começo do desenvolvimento de um ser vivo. Muitas vezes, tais ciências são confundidas, mas é importante ressaltar que, embora tratem de assuntos comuns entre ambas as áreas, a Embriologia é apenas uma pequena gota no oceano que é a Biologia do desenvolvimento.

No começo dos tempos, a Biologia do desenvolvimento tratava apenas dos assuntos fisiológicos ligados à vida dos seres vivos (funções bioquímicas, mecânicas e físicas). Hoje esse campo da ciência funciona como uma mescla, uma interação entre os mais diversos segmentos da biologia, tais como a biologia molecular, anatomia, oncologia, ecologia e biologia evolutiva, de modo a desvendar todos os mistérios que permeiam pela origem e desenvolvimento da vida na Terra.

Através dos estudos da Biologia do desenvolvimento é possível perceber a complexidade e a gama de interações que se firmam durante o desenvolvimento de um ser vivo, compreender o sentido e as circunstâncias da diferenciação celular e da morfogênese (processo que vai desde a formação do zigoto), assimilar os mecanismos de desenvolvimento que ocorrem em diversas espécies e, assim, poder aplicar tais conhecimentos à outras ciências, como por exemplo a Medicina, no tratamento de determinados tipos de doenças e distúrbios.

Referencias
http://pt.scribd.com/doc/33297232/EMBRIOLOGIA-COMPARADA-Biologia-Do-Desenvolvimento
http://www.mundovestibular.com.br/articles/268/1/EMBRIOLOGIA/Paacutegina1.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biologia_do_desenvolvimento