Gêmeos

Muitos casais gostariam de ter filhos gêmeos, mas este tipo de gestação consome muita energia da mãe e gera um cansaço para o corpo dela, maior que quando a gravidez é de apenas um bebê. Normalmente esses bebês nascem prematuros e menores que os bebês que nascem sozinhos. A pressão sobre os ossos, músculos e articulações da mãe também é maior.

Como os gêmeos são formados?

Os gêmeos podem ser formados de duas maneiras, pois existem dois tipos de gêmeos: univitelinos, também chamados de gêmeos idênticos, que sempre são do mesmo sexo, e os chamados gêmeos fraternos, que podem ou não ser de sexos diferentes e nem sempre são parecidos.

Gêmeos idênticos

Foto: Svetlana Fedoseyeva / Shutterstock.com

Foto: Svetlana Fedoseyeva / Shutterstock.com

Os gêmeos idênticos são formados quando um óvulo fecundado por um espermatozoide se divide em duas células completas. Estas duas células continuam seu desenvolvimento embrionário, formando dois gêmeos idênticos, que possuem genoma. Por isso têm o mesmo sexo, dividem a mesma placenta e são morfologicamente idênticos. Esse tipo de gêmeos é mais raro que os fraternos.

Durante a vida, apesar de possuírem o mesmo genótipo, os gêmeos univitelinos começam apresentar algumas diferenças em seus fenótipos. Isso ocorre pela interferência de fatores externos, como alimentação, atividades físicas, cigarro, álcool e estresses.

Gêmeos fraternos

Os gêmeos fraternos não são idênticos, pois são provenientes de óvulos diferentes. Durante a ovulação, a mulher libera dois ou mais óvulos e cada um é fecundado por um espermatozoide. Os zigotos formados vão se desenvolver independentes um do outro, em placentas diferentes. A constituição genética destes gêmeos é diferente, como de dois irmãos que nasceram em épocas diferentes.

Este tipo de gestação pode ocorrer quando o casal faz tratamentos para ter filhos. Em alguma técnicas, vários óvulos fertilizados in vitro são implantados no útero, para que tenha uma maior chance de sucesso. Por isso casais que obtêm sucesso nestas técnicas têm filhos gêmeos, trigêmeos e até quadrigêmeos!

Parto

Normalmente o parto de gêmeos é feito por cesariana, pois é mais recomendado.

Arquivado em: Biologia