Nova forma de vida descoberta pela NASA

Foi confirmado pela Nasa no dia 02 de dezembro de 2010 na cidade de Washington, a descoberta de uma nova forma de vida existente em um lago tóxico na Califórnia, Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, foi encontrado um microrganismo vivo que difere do conceito de vida que conhecemos até os dias de hoje. Antes dessa descoberta, acreditava-se que todos os seres vivos necessitavam de fósforo, um dos componentes básicos da vida, todavia, esta nova forma de vida substitui esse mineral por arsênio, um veneno. “A definição de vida acabou de ser ampliada.”, diz o administrador da Nasa da missão de ciência, Ed Weier.

Bactérias encontradas pela NASA em um lago tóxico na California.

O fósforo é a parte central do ATP (molécula que transporta energia a nível celular), além de fazer parte da estrutura do DNA e RNA, estruturas que contêm as informações genéticas da vida. Após a descoberta dessa composição bioquímica alternativa, haverá alterações nos livros de biologia e também uma expansão do escopo de pesquisas de vida fora da Terra.

Essa descoberta vai mudar os parâmetros que a Nasa utiliza na busca de vida fora da Terra. Até hoje, eram procurados apenas seis elementos básicos da vida: carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, enxofre e fósforo. Agora os pesquisadores podem também pesquisar a presença de arsênio e, quem sabe, de outros elementos. “Esta é uma descoberta fenomenal. Se as pessoas estão decepcionadas, sinto muito. Mas é uma descoberta que fundamentalmente muda como vemos, definimos a vida e talvez seremos capazes de encontrar ET agora.”, diz Mary Voytec.

Segundo Felisa, devemos pensar em vida em qualquer contexto, como o lunar ou em outro planeta. De acordo com essa pesquisadora, há a presença de fósforo nesse microrganismo sim, mas em quantidades mínimas, que não seria suficiente para a vida.

Fontes:

Arquivado em: Biologia