Ontogenia

Por Mayara Lopes Cardoso
Entende-se por Ontogenia o estudo do desenvolvimento de determinado organismo, bem como as transformações sofridas por tal organismo. Esse estudo pode ser do organismo como um todo ou de suas unidades estruturais, seja uma célula, um órgão, um sistema, ou até mesmo uma sociedade. A ontogenia é uma dos campos de estudo da Biologia do Desenvolvimento.

É praticamente impossível falar de ontogenia sem associá-la à filogenia, o estudo das teorias evolutivas de sociedades de organismos. Devido a essa íntima relação de ideias, o naturalista alemão Ernst Heinrich Philipp August Haeckel propôs a Teoria da Recapitulação (ou Lei da Recapitulação Ontofilogenética), popularmente conhecida pela expressão A Ontogenia recapitula a Filogenia, ou simplesmente lei biogenética (além disso, Haeckel também é o criador dos termos ontogenia, filogenia e do tão conhecido, ecologia). A ontogenia se refere ao desenvolvimento fisiológico do organismo, enquanto a filogenia se ocupa do processo evolutivo desse organismo, sendo assim, a teoria da recapitulação defende a ideia de que o desenvolvimento de determinado organismo percorre os mesmos caminhos da evolução da espécie.

Mas, em 1965, o paleontólogo e biólogo teórico George Gaylord Simpson afirmou em sua obra “Uma introdução á Biologia” que a ontogenia definitivamente não repete a filogenia, o que gerou e ainda gera acaloradas discussões entre biólogos e morfologistas.

Para embasar sua teoria, Haeckel utilizou desenhos de embriões confeccionados por ele mesmo, no entanto, tais desenhos eram alterados (para provar a veracidade de sua teoria) e essa fraude foi descoberta posteriormente, levando Haeckel ao julgamento no tribunal universitário, onde ele confessou ter falsificado os desenhos. A partir daí a lei da recapitulação foi totalmente descreditada cientificamente. Hoje, está estabelecido que a Teoria da recapitulação não pode ser tida como uma lei, já que não existe uma correspondência de unidade a unidade entre a filogenia e ontogenia. Embora, tal teoria tenha sido desmentida, muitos biólogos continuam a investigá-la e utilizá-la em seus estudos.

Há algum tempo, o termo ontogenia vem sendo utilizado pela Biologia Celular com o objetivo de descrever o desenvolvimento de diversos tipos de células num dado ser vivo.

Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ontogenia
http://s.silva777.sites.uol.com.br/biogenetica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_recapitulação