Exercícios - Vírus

Lista de questões sobre os vírus, retiradas de provas de vestibulares e concursos.
Ler artigo Vírus.

Exercício 1: (CESPE 2004)

Com relação a vírus, julgue os itens subsequentes.


Exercício 2: (UDESC 2016/2)

Nos noticiários há muita ênfase às doenças: dengue, zica, febre amarela, chikungunya e mais recentemente a gripe H1N1 causadas por vírus.

Analise as proposições com relação à transmissão dos vírus.

I. Alguns tipos de vírus podem ser transmitidos pelo simples toque entre as pessoas.
II. Alguns vírus são transmitidos pelas secreções corporais.
III. Alguns vírus necessitam de insetos como vetores.
IV. Os vírus retêm sua capacidade infectante por pouco tempo, quando fora do organismo hospedeiro.


Exercício 3: (Acafe 2015/1)

Documento da Organização Mundial da Saúde – OMS relata um total de 4.920 mortes e 13.703 casos nos oito países afetados pelo surto de ebola, até 27 de outubro de 2014. Especialistas dizem que é preciso monitorar a doença para derrotá-la. Libéria, Serra Leoa e Guiné são os países com mais casos de contaminação.
Fonte: http://g1.globo.com/ Acesso em 30/10/2014

A respeito do vírus ebola, transmissão, sintomas e tratamento, é correto afirmar, exceto:


Exercício 4: (URCA 2016/2)

A gripe A, é uma doença respiratória causada por uma cepa do vírus Influenza A (H1N1). Devido a mutações no agente etiológico e transmissão direta, principalmente por meio de espirro, tosse ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas e que, em 2009, causou a primeira pandemia do século XXI e agora em 2016, principalmente na Região Sudeste, desde março estamos passando por nova ameaça com a influenza H1N1. Diante da gravidade da doença, todos os anos o Ministério da Saúde MS vem realizando ações educativas em saúde e campanhas de vacinação, principalmente nos meses de abril e maio devido às mudanças climáticas no país.

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o motivo pelo qual a vacina anual é necessária:


Exercício 5: (Unespar 2015)

Leia o fragmento de reportagem da Folha de São Paulo do dia 17/08/2014 retirado do Caderno Mundo:

Descontrole impulsiona Ebola na África

“O número de casos deve ser bem maior, pois as pessoas estão com medo e não vão para o hospital disse à folha Jacob Mufunda, representante da OMS em Serra Leoa. A maioria dos infectados é de médicos e enfermeiros. Sheik Umar Khan, principal especialista em Ebola no país, que tratou mais de cem pacientes e era um herói nacional, morreu da doença em julho. O contágio se dá através de fluídos: contato com saliva, sangue, vômito, suor ou objetos que tenham sido tocados.”

Epidemias virais como a descrita na reportagem, ocorrem de tempos em tempos, com a evolução da microscopia e das pesquisas envolvendo as ciências médicas, foi possível desenvolver medicamentos e estratégias para combater um inimigo invisível.

Assinale a alternativa correta sobre os vírus.