Parasitóides

Parasitóides são seres que parasitam outros organismos impedindo-os de atingir a fase adulta de reprodução. Passa um importante período fixado à superfície ou no interior de um único hospedeiro, levando-o a óbito. Pode-se dizer que o parasitoidismo é semelhante ao parasitismo, exceto no fato de o hospedeiro ser morto.

Aparentemente, este tipo de relação ocorre com organismos que apresentam uma alta taxa de crescimento, como por exemplo, os insetos. Diversos parasitóides co-evoluiram juntamente com seus respectivos hospedeiros tornando-se dependentes de sua existência.

Existem alguns tipos distintos de parasitóides, como é o caso dos parasitóides idiobiontes. Estes, por sua vez, impedem qualquer tipo de desenvolvimento do hospedeiro a partir do momento inicial do parasitoidismo. Isto envolve uma fase imóvel da vida do hospedeiro, como ovo e pupa. Este tipo de parasitóide vive quase que exclusivamente no exterior do hospedeiro.

Os parasitóides coinobiontes possibilitam o desenvolvimento normal do hospedeiro, não o consumindo nem o matando até estar pronto para pupar ou atingir a fase adulta. Isto geralmente significa conviver com um hospedeiro móvel e ativo. Este tipo de parasitóide pode subdividir-se em endoparasitóides e ecotparasitóides, sendo que os primeiros vivem no interior do organismo dos hospedeiros, enquanto que o segundo vive no exterior.

É comum que um parasitóide seja hospedeiro da cria de outro parasitóide, recebendo o nome de parasitóide secundário ou hiperparasitóide. Nesse caso, tanto o parasitóide primário quanto o hospedeiro são mortos.

Aproximadamente 10% dos insetos conhecidos são parasitóides, no entanto, em conseqüência da escassez de conhecimento deste grupo, essa porcentagem pode subir para 20%. Existem quatro ordens de insetos que são bem conhecidas devido ao seu parasitoidismo, são elas: Hymenoptera (mais numerosos), Díptera, Strepsiptera e Coleoptera.

Estes organismos são muito utilizados pelo homem no controle de pragas agrícolas e florestais. Um dos parasitóides mais conhecidos que é utilizado no controle agrícola é aCotesia glomerata, um hemíptero que ataca preferencialmente borboletas da família Pieridae, matando a larva do inseto em questão.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parasitoide
http://hexapoda.blogspot.com/2007/05/vida-secreta-dos-parasitides.html