Pássaros Frugívoros

Por Fernando Rebouças
Os pássaros mais belos da natureza geralmente são os que se alimentam quase que exclusivamente com frutas. Para criar uma ave frugívora de forma saudável torna-se necessário compor uma linha nutricional específica.

A maioria dos pássaros frugívoros vivem em florestas úmidas, quando criadas necessitam de asseio, local limpo e muita água. Os viveiros devem ser amplos em locais arborizados, munidos de água corrente e abrigados de vento.

A coberta do viveiro para proteger as aves da chuva e do sol excessivo deve ter 1/3 da área total, o fundo do viveiro deve ser composto de terra e coberto com cascalho ou areia. A temperatura para estas aves não devem ser inferior a 23 ° C.

Nas florestas, as aves frugíveras dispõem de grande variedade de frutas, no viveiro as frutas básicas devem ser o mamão e a banana, além de cereais.

Famílias brasileiras de pássaros frugívoros:

Família Tersinidae – representada pela Saí-andorinha, e a de bico largo;
Família Thraupidae – representada pelos Tiés (como Tié-Sangue), Gaturamos, Sanhaços e Saíras;
Família Pipridae – representada pelos Dançarinos, Rendeiras e Pipras;
Família Cotingidae – representada pelas Cotingas, Arapongas e o Galo-da-Serra.

É necessário haver atenção especial quanto à higiene do viveiro, principalmente quando se oferece mamão e banana às aves, por serem frutas que possam grudar nas penas das espécies. Estas aves necessitam de água em abundância para não entrarem em estado de desidratação.