Temperatura Basal

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Este texto traz 8 temáticas para discussão elaboradas a partir dos capítulos 3 e 4 do livro “A Vida no Limite: A Ciência da Sobrevivência”, de Frances Ashcroft. Essa obra expressa o comportamento instintivo e biológico de sistemas vivos quando submetidos a condições extremas, como o calor, o frio a pressão e a altitude.

1. A temperatura basal.

Representa a temperatura interna do organismo humano, que, em média, está em 37°C. Mecanismos internos tendem a manter essa temperatura constante.

2. A definição de hipotermia e hipertermia.

Hipotermia significa uma temperatura menor do que a basal, já hipertermina representa uma temperatura maior do que a basal.

3. A febre ser uma manifestação de defesa do organismo humano.

O aumento de temperatura corporal, comumente denominado como febre, representa um sistema de defesa do organismo vivo, o qual busca a degradação de um possível microorganismo invasor pela elevação da temperatura.

4. A razão pela qual o mamífero macho armazena seus espermatozóides em uma região externa ao seu organismo.

A região que abriga os espermatozóides na maioria dos mamíferos localiza-se em uma região externa à seu corpo em virtude de apresentar uma temperatura inferior à basal, o que reduz as chances de degradação.

5. A razão pela qual as extremidades do corpo são mais afetadas em temperaturas muito baixas.

A circulação sanguínea irriga com menor intensidade as regiões periféricas do organismo humano, estando essas mais suscetíveis às baixas temperaturas. Isso é explicado até mesmo como uma preservação dos órgãos vitais do organismo vivo.

6. As regiões do Universo de temperaturas mais elevadas, as quais são “berçários de átomos”.

Os átomos são formados em regiões nas quais a temperatura atinge milhares de graus, regiões essas extremamente comuns no Universo: o interior das estrelas.

7. Dois corpos são colocados em contato, um de temperatura10 °C e outro de temperatura110 °C. Supondo um sistema isolado, uma esquematização antes e o depois do processo.

Inicialmente as temperaturas são diferentes, mas com o contato, estando o sistema isolado, o corpo de maior temperatura irá ceder calor ao corpo de menor temperatura, até que ambos atinjam a temperatura de equilíbrio, que, nesse caso será de 60°C.

8. Definição de sistema aberto, fechado e isolado.

Um sistema aberto é aquele que troca matéria e energia com o meio, um sistema fechado é aquele que somente pode trocar energia, e em um sistema isolado não estão permitidas as trocas nem de matéria e nem de energia com o meio.

Referências:
ASHCROFT, Frances; A Vida No Limite, Zahar, Rio de Janeiro/RJ, 2000.

Arquivado em: Biologia