Vitamina E

Por Débora Carvalho Meldau
A vitamina E compreende um grupo de oito substâncias semelhantes denominadas tocoferóis, sendo a mais importante o alfa-tocoferol.

Essa vitamina foi descoberta no ano de 1922 por Evans e Bichop, quando foi observado em um experimento com ratas que, na ausência de determinada substância, as fêmeas prenhes não conseguiam manter a gestação. Também foram observadas reações nos testículos dos ratos com deficiência dessa substância, considerada como sendo antiesterilidade, vindo daí o nome de vitamina E.

Onde encontrar a Vitamina E

Esta vitamina é encontrada em verduras (como alface, agrião, espinafre, couve), em óleos vegetais (como de algodão, milho, soja, azeite de dendê, óleo de semente de açafrão), ovos, germe de trigo, semente de girassol, algodão, soja, banana, manteiga, carnes, nozes, amendoim, gergelim, linhaça, entre outros.

Importância da Vitamina E

Essa substância também é importante na proteção contra os efeitos nocivos das substâncias tóxicas, sendo admitido nos dias de hoje, que protege contra o câncer, contra a arterioesclerose, de inflamações das articulações e das complicações provocadas pela diabetes. É importante também na prevenção de doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea e, também, é fundamental na formação dos gametas sexuais.

Nos animais (pelo menos em cobaias), a falta dessa vitamina lava à alterações neurológicas degenerativas da medula. Já nos humanos, as alterações neurológicas são: diminuição dos reflexos, diminuição da sensibilidade vibratória, da propriocepção e oftalmoplegia. Quando ocorre a retinopatia pigmentar, que também ocorre devido à falta de vitamina E, a dificuldade visual é agravada. Podo ocorre também ruptura dos eritrócitos sanguíneos e esterilidade (em roedores apenas).

Já  em excesso, esta vitamina pode ser benéfica, prevenindo doenças cardíacas, câncer, Mal de Parkinson, cataratas, aumento do tempo de coagulação sanguínea. No entanto, há a necessidade de aumentar a ingestão de vitamina K.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tocoferol
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?508
http://emedix.uol.com.br/vit/vit004_1f_vitaminae.php
http://vitaminas.netsaber.com.br/index.php?c=62

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.