Exército Brasileiro

Por Anna Adami
Uma das três Forças Armadas do país, a competência do Exército Brasileiro é de defender o Brasil em operações terrestres e garantir que a Lei e Ordem imperem de acordo com o poder constitucional regido. Seu principal membro é o Comandante Supremo: Presidente da República. As Tropas do Exército continuamente se preparam para eventuais situações de Guerra, por isso juntamente com a Força Aérea possui treinamento específico e técnico.

No campo da Educação, o Exército Brasileiro  possui o Instituto Militar de Engenharia, largamente conhecido como IME, considerado o mais expressivo e sólido centro de Ensino Superior do país, na área técnica e científica. Possui o maior contingente (Efetivo) de todos os Exércitos da América Latina, com mais de 220 mil soldados e 280 mil reservistas, os quais são convidados periodicamente para comparecerem nos centros. Possui ainda a maior frota de veículos blindados e carros de combate. A Brigada de Operações Especiais é a única com atiradores de elite e de forças especiais pronta para qualquer tipo de combate; sem contar a Brigada de Infantaria Paraquedista, o Primeiro Batalhão de Infantaria de Selva e a Brigada de Infantaria Leve. Em algumas regiões como no Pantanal brasileiro, possui um Batalhão de Fronteira e Infantaria Motorizado, sendo reconhecida internacionalmente como uma das mais bem preparadas e estruturadas unidades de combate.

Um pouco da história do Exército Brasileiro começa logo na independência do Brasil, e é datado na primeira Batalha dos Guararapes em Abril do ano de 1648, onde os militares do exército brasileiro foram divididos em dois segmentos: de Primeira Linha (Exército) e de Segunda Linha (Ordenanças e Milícias dos tempos Coloniais de latifundiários) e assim denominados um grupo de combate soberano.

O Exército Brasileiro é mantenedor da mais sólida estrutura de Ensino Superior do país, em diversos ramos, sendo as principais instituições listadas abaixo: EsAO Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, AMAN Academia Militar das Agulhas Negras, ECEME Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, IME Instituto Militar de Engenharia, EsFCEx Escola de Formação Complementar do Exército, EsSEx Escola de Saúde do Exército e EsSA Escola de Sargentos das Armas. Possui também escolas preparatórias como Colégios Militares, Escola preparatória de Cadetes do Exército, Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, Centro de Instrução de Aviação do Exército. Além de ser a pioneira em ensino preparatório para mulheres, onde a primeira turma feminina se formou no ano de 1992, na Escola de Formação Complementar do Exército.

A sede do Exército é chamada de Quartel General e possui sua sede em Brasília, no Setor Militar Urbano QGEx - Bloco B e é comandado pelo General Enzo Martins Peri e seus Comandantes Manuel Luís Osório e Luís Alves de Lima e Silva.

Fonte:
http://www.exercito.gov.br/web/guest;jsessionid=ADAF184C72250BADCFBAD6B004D9FDE0.lr2
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_Brasileiro