Gaviões da Fiel

Por Fernando Rebouças
A Gaviões da Fiel é uma escola de samba paulista fundada em 1° de julho de 1969, seu mascote oficial é o gavião e as cores oficiais são o preto, branco, amarelo e vermelho. O primeiro desfile ocorreu na Avenida São João em 1976, quando conquistou o seu primeiro título como bloco.

gavioes da fielRepresenta a torcida corinthiana no carnaval de São Paulo, tornando-se numa escola constante no bloco especial do desfile das escolas paulistas. Desfilou como bloco especial até 1988, perdendo somente um título no desfile de blocos em 1980.

Em 1989, transformou-se em Escola de Samba, estreando no Grupo I. Nesse ano conquistou o vice-campeonato e subiu para o grupo especial. No decorrer da década de 90, se consolidou no grupo especial entre as grandes escolas da cidade.

Institucionalmente, o Grêmio Gaviões da Fiel Torcida é , ao mesmo tempo, uma torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista e da escola de samba fundada em 1969. Na história desportiva e no setor de eventos, a Fiel tornou-se na primeira torcida a possuir um estatuto único para o futebol e para o carnaval.

Os ensaios e desfiles da escola de samba são, em grande parte, compostos pelos integrantes corinthianos. Em 1974, a Gaviões fundou a sua primeira sede e, no ano de 1975, a torcida da Fiel passou a integrar no desfile oficial dos blocos da cidade de São Paulo, vencendo doze dos treze campeonatos de blocos em que concorreu.

Em 1990, em seu primeiro ano no grupo especial, ficou na nona posição, retornou ao Grupo I (acesso) em 1991. Em 1992, voltou a desfilar no grupo especial, terminando em oitavo lugar.

A escola começou a desenvolver a sua qualidade, em 1994 conquistou o vice-campeonato e, em 1995, conquistou o seu primeiro título, com o enredo Coisa Boa é pra Sempre.

Foi campeã novamente em 1999, defendendo o enredo "O Príncipe Encoberto ou a busca de S. Sebastião na Ilha de São Luis do Maranhão", nesse ano dividiu o título com a Vai-Vai.

Conquistou outros títulos em 2002 e 2003. O samba-enredo de 2002, “Xeque-Mate” serviu de tema para uma campanha política da época. Em 2004, quando era a grande favorita do desfile, teve um de seus carro alegóricos apresentou problemas e se chocou com o relógio e com uma das caixas de som do Sambódromo. O fato gerou um atraso no desfile da escola e a perda de oito pontos.

Nesse ano, a escola foi rebaixada pela perda dos pontos. Em 2005, venceu no grupo de acesso e retornou ao grupo especial.

Enredo do Carnaval de 1995

Amor, são 25 anos de felicidade,
Amor, nossa bandeira vai cobrir toda a cidade
Gaviões fiel!
Me dê a mão, me abraça
Viaja comigo pro céu
Sou gavião, levanto a taça
Com muito orgulho, pra delírio da fiel
Me dê a mão, me abraça
Viaja comigo pro céu
Sou gavião, levanto a taça
Com muito orgulho, pra delírio da fiel
Ai, um brinde,
Um brinde ao jubileu de prata
Convido a massa, pra comemorar
Explode um grito na galera
Tem gol de fera, para delirar
Explode um grito na galera
Tem gol de fera, para delirar
Oi, hoje,
Hoje sou criança reino encantado de brinquedo e fantasia
Na minha lembrança
Sonhei dourado e brinquei de poesia
Vou te levar pro infinito
Vou te beijar do jeito mais bonito
Ai que gostoso
Ai que gostoso amor, ai que saudade
Te amo, te amo de verdade
Maravilhas
Fadas e rainhas, mil heróis na minha história
O que é bom pra sempre
Fica guardado na memória
Tem pierrô
Pierrô arlequim colombina
Todo mundo quer sambar
Se enroscar na serpentina
Olha pra mim abre o teu sorriso
É carnaval sou rei do riso
Vou gargalhar, quero alegria
Lavar a alma com o som da bateria
Olha pra mim abre o teu sorriso
É carnaval sou rei do riso
Vou gargalhar, quero alegria
Lavar a alma com o som da bateria
Me dê a mão
Me dê a mão, ma abraça...

Fontes:
http://www.gavioes.com.br/carnaval_conteudo01.asp?pagina=3
http://carnavalalegria.blogspot.com/2009/03/gres-gavioes-da-fiel.html
http://www.letras.com.br/samba-enredo/gavioes-da-fiel-samba-enredo-2007
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaviões_da_Fiel