Bibliologia

Por Felipe Araújo
O termo bibliologia tem diversas definições, todas relacionadas com o estudo da composição dos livros. Porém , existe a bibliologia relacionada à analise dos livros e de sua formação como um todo e o estudo somente das escrituras sagradas, que é denominado Bibliologia Evangélica Pentecostal.

No primeiro caso, pode-se dizer que a bibliologia consiste na ciência que estuda toda a história e composição dos livros. A ciência é formada pelo seguinte grupo de conhecimentos: bibliofilia, biblioteconomia, bibliotecologia, bibliografia, bibliotecnia e história do livro. Além disso, abrange temas como organização das obras em diferentes tipos de instituições (bibliotecas públicas e privadas), restauração e conservação, produção, evolução,  enumeração, descrição, entre outros. O profissional que atua nesta área é o bibliólogo.

De acordo com Ana Pinheiro, chefe da divisão de obras raras da Biblioteca Nacional, “se o livro fosse um ser humano, a Bibliologia seria a ciência do corpo, expressa nos suportes e nas composições de imagem e texto utilizados para o registro da informação. O valor do livro está associado à experiência quase esotérica, criada pelo ver (intelectual) e pelo tocar (física): a seiva e o sangue, a substância (sucum et sanguinem) e a aparência (colorem et speciem)”.

O verbete bibliologia está presente em diversos dicionários. A definição encontrada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa é a seguinte: ciência da história e da composição material do livro, em todos os seus aspectos. Já o iDicionário Aulete define o termo como “Ciência que estuda a história e a produção dos livros em seus vários aspectos e ramificações (técnica, conservação e restauração, classificação, organização de acervos etc.)”.

Bibliologia Evangélica Pentecostal

No caso deste tipo de bibliologia, o estudo é centrado na introdução dos estudantes aos mistérios revelados pelo Senhor através das escrituras sagradas. Estuda todos os temas e pormenores existentes na Bíblia e ajuda na compreensão, sendo amplamente utilizada em cursos de Teologia. Um dos temas mais interessantes deste tipo de bibliologia é o estudo do chamado “milagre bíblico”, onde é explicada a forma como os escritos sagrados foram compostos e preservados por tanto tempo.

Fontes:
http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=bibliologia
http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=bibliologia&stype=k
http://pt.wikiversity.org/wiki/Bibliologia_%28Evang%C3%A9lica_Pentecostal%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bibliologia