CNPq

O CNPq é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico responsável pelo fomento às pesquisas científicas e tecnológicas brasileiras e pela formação de pesquisadores. O CNPq é subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e sua trajetória está intrinsecamente relacionada ao desenvolvimento científico brasileiro.

Dentre os serviços oferecidos pelo CNPq está o oferecimento de bolsas de incentivo à pesquisa nas modalidades de “bolsas individuais” ou “bolsas por quotas” no país ou para pesquisadores no exterior e que podem ser requeridas por pesquisadores do ensino médio (iniciação científica júnior), graduandos (bolsa de iniciação científica), mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, sendo ainda classificadas em “bolsas de fomento científico” e “bolsas de fomento tecnológico”.

Outro serviço de fomento ao desenvolvimento científico prestado pelo CNPq é o “auxílio à pesquisa” quando o CNPq oferece auxílios aos pesquisadores para publicações científicas, capacitação através de cursos no exterior (intercâmbio), promoção de eventos científicos, ou apoio à projetos de pesquisa.

O CNPq também conta com um programa para importação de bens destinados à pesquisas onde as instituições/pesquisadores podem solicitar a importação de equipamentos que necessitem ou somente realizar um cadastro para elas próprias realizarem o serviço de importação gozando dos mesmo benefícios fiscais que o CNPq.

Entretanto, uma das maiores ações do CNPq de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico é o “Edital Universal” realizado todos os anos e que recebe inscrições de projetos de todas as áreas de pesquisa para o pleito de um auxílio à pesquisa.

Criado em 1951 pela Lei N.º 1.310, o “Conselho Nacional de Pesquisas” foi transformado em “Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico” em 1974, e é considerado hoje, como a maior agência de fomento do país.

Arquivado em: Ciências, Tecnologia