Etnologia

Por Fernando Rebouças
A partir da Etnografia, a Etnologia estuda todos os fatos documentados no sentido antropológico cultural e social. A Etnologia analisa e compara as culturas estudas pela Etnografia.

Basicamente, a Etnologia era compreendida como o estudo das sociedades primitivas; atualmente é considerada um estudo das características de uma etnia (grupos humanos). Esses grupos humanos podem ser povos ou grupos que possuam estrutura sócio-econômica homogênea, com comunhão cultural e linguística.

É um campo de estudos  que visa enxergar as diferenças entre as sociedades através de toda vida social ,  relações entre pessoas  e expressões de cada grupo.

A Etnologia esteve presente nos estudos dos povos considerados exóticos e desconhecidos pelo centro ocidental de nossa civilização, como regiões do Oriente, África, Austrália e Oceania.

Nos dias atuais, é utilizada como estudo e expressão contra o racismo e a falsa ideia de hegemonia cultural, criticando o etnocentrismo. Além dos centros de debates, pesquisa e estudos universitários, essa ciência conta com diversas instalações no Brasil e no Mundo.

Em Lisboa, há o Museu Nacional de Etnologia, criado em 1965, que acolhe coleções de diversos países, incluindo a cultura agrícola portuguesa do avançar dos anos. Há também coleções africanas de Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Mali, Costa do Marfim; e de outros continentes e regiões como coleções indígenas da Amazônia.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnologia
http://www.mnetnologia-ipmuseus.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_de_Etnologia