Exercícios - Genética

Lista de exercícios de genética, compilada dos principais vestibulares nacionais.
Ler artigo Genética.


Exercício 1: (UFSC 2010)

Seu José da Silva, um pequeno criador de porcos do Oeste do Estado de Santa Catarina, desejando melhorar a qualidade de sua criação, comprou um porco de raça diferente daquela que ele criava. Preocupado com as consequências de criar este animal junto com os outros porcos, ele discute com seu um vizinho sobre o assunto.

Parte de seu diálogo é transcrito abaixo:

Sr. José – O porco que comprei e apelidei de Napoleão é maior, mais forte e possui peso acima da média da raça que crio. Além disso, possui manchas marrons pelo corpo todo. Gostaria que boa parte de minha criação tivesse estas características.

Vizinho – Seu José, isto vai ser muito difícil de conseguir; melhor o senhor comprar outros porcos com esse “jeitão”.

Com base nos conhecimentos de genética, assinale a(s) proposição(ões) correta(s) sobre o assunto.


Exercício 2: (PUC-RIO 2008)

Uma criança do sexo masculino, que acaba de nascer, tem como pai um indivíduo que apresenta hemofilia e é normal com relação ao daltonismo. Sua mãe é portadora do gen para o daltonismo, mas não para o gen da hemofilia. Quanto a essa criança, podemos afirmar que:


Exercício 3: (FUVEST 2010)

Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.

Do cruzamento entre plantas de flores cor de-rosa, resultam plantas com flores:


Exercício 4: (PUC-RIO 2007)

Uma característica genética recessiva presente no cromossomo Y é:


Exercício 5: (UFMG 2009)

Duas irmãs, que nunca apresentaram problemas de hemorragia, tiveram filhos. E todos eles, após extrações de dente, sempre tinham hemorragia. No entanto os filhos do irmão das duas mulheres nunca apresentaram esse tipo de problema. É CORRETO afirmar que essa situação reflete, mais provavelmente, um padrão de herança:


Exercício 6: (UFMG 2008)

Um casal normal para a hemofilia – doença recessiva ligada ao cromossoma X – gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:


Exercício 7: (VUNESP 2009)

A Doença de Huntington ocorre em um par de genes alelos presentes no cromossomo n.º 4. Esse par de alelos promove uma progressiva degeneração do Sistema Nervoso Central provocando problemas motores e mentais. Não possui cura, manifesta-se após os 40 anos de idade. O heredograma representa uma família que apresenta a doença.


Analisando o heredograma, pode-se concluir que se trata de uma herança genética:


Exercício 8: (VUNESP 2009)

Nos cães da raça labrador, a determinação das cores chocolate, preta e dourada é determinada pela interação de dois pares de genes, no qual o alelo B determina a produção de pigmento preto e seu alelo recessivo, o pigmento marrom. O alelo E condiciona a produção de pigmentos nos pelos, já o seu alelo recessivo não condiciona essa deposição, atua como epistático sobre B e b, determinando a cor dourada. Do cruzamento entre um macho e uma fêmea, ambos pretos e duplo heterozigotos, espera-se uma prole na proporção de:


Exercício 9: (UFF 2010)

O heredograma abaixo mostra a ocorrência de uma determinada anomalia em uma família.

A condição demonstrada no heredograma é herdada como característica:


Exercício 10: (UFPR 2010)

Considere os seguintes cruzamentos entre humanos:


Com base nesses cruzamentos, é correto afirmar que a anomalia presente nos indivíduos assinalados em preto é causada:


Exercício 11: (UFPR 2009)

Num estudo sobre uma família, representada no heredograma abaixo, constatou-se que Antonio é afetado por uma anomalia causada pelo alelo recessivo de um gene ligado à porção ímpar do cromossomo X.

Considerando essa informação, é correto afirmar que são, com certeza, portadores(as) do alelo em questão: