Geografia histórica

Por Emerson Santiago
Geografia histórica é o termo com o qual se define o conjunto de estudos voltados para a reconstrução de paisagens geográficas de eras anteriores. Esta área de estudos envolve a reconstrução de fenômenos e processos centrais para a compreensão geográfica das atividades humanas levando em conta a ocupação civilizatória, o respectivo ambiente por esta construído, aplicação dos recursos naturais locais, tudo isto medido pela gama de conhecimentos geográficos aplicados ao estudo.

De acordo com o pensamento do geógrafo Milton Santos, a Geografia histórica deve se dedicar ao processo histórico de modernização dos lugares provocados pela difusão dos objetos modernizadores, isto é, dos objetos técnicos.

Inicialmente tida como irrelevante por alguns, e considerada como uma disciplina sem matéria definida por outros geógrafos, a Geografia histórica ganhou importância por meio dos estudos de geógrafos humanos, sobretudo britânicos e americanos que em seus estudos insistiam em manter conceitos considerados como pertencentes à área da História, "fundando" de certa maneira a área da Geografia histórica.

A difícil aceitação da Geografia histórica explica-se em boa parte pela gama de conhecimento "emprestado" de outras matérias, como por exemplo economia, cultura, sociologia, ecologia e outras, acessórias porém ferramentas fundamentais na concepção do raciocínio histórico-geográfico como hoje se reconhece. Temos então, que, o processo de criação de paisagens em determinada área vem acompanhado da manifestação material de um período histórico em particular, que por sua vez terá que ser moldado a um determinado macro-contexto, ou seja, uma realidade global dinâmica.

Assim, tal matéria faria a "ponte" entre os estudos geográficos de um determinado espaço nas suas atuais condições, dando um entendimento melhor do processo que gerou como resultado o modo como se apresenta atualmente determinado terreno. Para atingir este ojetivo, é realizada uma construção teórica e metodológica onde serão combinadas a cultura predominante entre os habitantes do meio e a paisagem, tanto na sua forma natural como a elaboraborada pelos diversos ocupantes atuais e anteriores do sítio.

A abordagem cultural da Geografia histórica desenvolvida nos Estados Unidos é a responsável por tal conclusão, sendo que do aspecto cultura estudado por estes precursores foi desenvolvido o outro pilar considerado como importante a este estudo, ou seja, o conceito de paisagem.

A Geografia histórica fornecerá subsídios técnicos e conceituais relacionados às áreas da pesquisa de documentos históricos, com relevância especial a material de arquivos e coleções de mapas; registros territoriais, e demais assuntos relacionados a limites; nomes de regiões e localidades; dados estatísticos e verificação de fontes literárias.

É importante lembrar que este ramo da Geografia é responsável pela sistematização da tradição geográfica, ou seja, acompanha a evolução ocorrida com o seu objeto de estudo, tanto no aspecto humano como geológico.

Bibliografia:
http://www.observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Geografiasocioeconomica/Geografiahistorica/04.pdf. Página Observatório Geográfico de América Latina - Alcoforado, Ihering Guedes. GEOGRAFIA HISTÓRICA E GÊNERO - Uma Aproximação do Programa de Milton Santos ao de Carolyn Merchant.

http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/4f0f4f921624c60370e661d00439a48d.pdf. Página pessoal de Ligia Tavares - Silva,Lígia Maria Tavares da. TRAJETÓRIAS PELA GEOGRAFIA HISTÓRICA