Condroblastos

Os condroblastos (do grego chondros - cartilagem - e blastos - célula jovem) são células que fazem parte do tecido conjuntivo cartilaginoso, são originários de células estaminais mesenquimais (células tronco, ou seja, células embrionárias) e condrogênicas, possuem a forma arredondada e formam a matriz da cartilagem. O seu núcleo é central, possuem vacúolos e a atividade de síntese com o retículo endoplasmático rugoso e o complexo de Golgi é elevada, por serem células jovens ainda.

Essas células sintetizam a maior parte dos componentes da matriz, nomeadas de fibras de colágeno, que na cartilagem hialina e na cartilagem elástica são do tipo II (fibras mais finas). No pericôndrio também podemos encontrar fibroblastos que podem se diferenciar em condroblastos.

condroblastos

Estas células produzem as fibras colágenas e a substância amorfa da matriz, que possui uma consistência emborrachada. À medida que os condroblastos produzem a matriz, ficam com uma consistência endurecida e acabam aprisionados em lacunas, que são designadas de condroplastos.

condroblastos2Quase todas as cartilagens na sua fase inicial apresentam crescimento intersticial (células do mesênquima que se diferenciam em condroblastos e que começam a produzir matriz extracelular, e é a partir daí que ficam aprisionados dando origem aos condrócitos).

Quando são aprisionadas nos condroplastos, os condroblastos amadurecem e se tornam condrócitos, que são células menos ativas do ponto de vista metabólico. Nos condrócitos mais adultos observam-se poucas organelas, acúmulo de lipídios em seu citoplasma, e em alguns raros casos há reserva de glicogênio. Condrócitos podem se dividir e formar grupos de até 32 células que são chamados de grupos isógenos.

Condrócitos vivem sob baixas tensões de oxigênio e os nutrientes chegam por difusão, daí o baixo metabolismo. A palavra condrócito vem do grego chondros = cartilagem e kytos = célula. Cada condrócito fica encerrado no interior de uma lacuna ligeiramente maior do que ele, pois na sua fase de condroblasto sofreu umaa retração. Esta lacuna (com substância amorfa) é moldada durante a deposição da matriz extracelular.

Esta célula já madura possui uma forma ovóide e globosa, seu citoplasma é basófilo, pelo fato de possuir grande quantidade de retículos endoplasmáticos. As lacunas em que os condrócitos se encontram podem estar extremamente próximas ou separadas por uma fina camada da matriz. Em resumo os condroblastos são as células precursoras dos condrócitos.

Fonte:
http://www.slideshare.net/Natalianeto/tecido-cartilaginoso
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio15.php
http://biologia.ifsc.usp.br/bio1/apostila/bio1_parte_06.pdf
http://www.rodolfo.costa.nom.br/biowiki/doku.php?id=condroblasto
http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Tecido_Conjuntivo

Arquivado em: Citologia