Geografia da Colômbia

Por Thais Pacievitch
A Colômbia é um país situado a noroeste da América do Sul, sendo que sua área total é de 1.138.910 km².

As fronteiras da Colômbia são as seguintes:

O país está próximo à linha do Equador, seu relevo é marcado pela presença dos Andes e como se não bastasse, conta com uma boa fatia de floresta Amazônica. Por isso é grande a diversidade de vegetação, tipos de solos e clima no país.

Na Colômbia, os Andes se dividem em três cordilheiras: Central, Ocidental e Oriental. A Cordilheira Central é a mais alta. Fica entre as duas cordilheiras, separada da Oriental por um vale por onde passa o rio Magdalena e da Ocidental pelo vale no qual corre o rio Cauca. A Cordilheira Ocidental é paralela à linha do pacífico, do Equador até uma planície próxima ao mar das Antilhas. A Cordilheira Oriental separa a região montanhosa das planícies baixas.

A metade do território colombiano é ocupada pelas planícies, enquanto o sul abriga a selva amazônica.

A maior cidade da Colômbia é a capital, Bogotá, situada a uma altitude de 2.640 metros. Cali, Medellín, Cartagena, Barranquilha e Bucaramanga, são outras importantes cidades.

Em ralação ao clima, o que predomina é o clima equatorial, sendo que as variações ocorrem em conseqüência da altitude, regime de chuvas e pela ação dos ventos. A região mais seca e quente da Colômbia fica ao leste do litoral do mar das Antilhas. A maior incidência de chuvas ocorre na região entre o oceano pacífico e a cordilheira ocidental, onde chove quase todos os dias.

Nas regiões montanhosas, a variação do clima se dá em virtude da altitude. Até mil metros a temperatura é subtropical, de mil a 2 mil metros a temperatura é temperada (22° a 18º C), acima disso o clima é considerado frio, com temperaturas entre 18º e 11º C.

Diante de tamanha diversidade, a flora e a fauna da Colômbia são extremamente variadas. São manguezais, savanas e matas tropicais e selva nas quais habitam grande variedade de espécies de animais, como tamanduás, gambás, preguiças, veados, antas, macacos de várias espécies, onças e quatis, entre outros.

Os rios mais importantes da Colômbia são o Magdalena e o Cauca.