Competição

Por Claudia Souza
A origem da competição está associada diretamente à concorrência. É conhecida desde que o primeiro espermatozóide chegou ao útero de uma fêmea, transformando-se na primeira vida. Desde então, ela não parou mais de acontecer e está em todos os lugares.

Animais machos competem para liderar o bando ou acasalar com uma fêmea. Humanos competem entre si para ocuparem lugar de destaque. A competição pode ser pacífica ou não, dependendo de quem está competindo e está presente em todas as ações onde mais de dois seres querem ocupar o mesmo espaço.

Os seres humanos são competidores por natureza. Vence aquele que estiver mais preparado. Daí surgiu o termo “competente”.

Pode ser positiva, incentivando a busca pelo aprimoramento e perfeição ou negativa, gerando disputas desonestas e violentas em busca de poder.

As competições podem ser comerciais, afetivas, religiosas, políticas e esportivas, onde a vitória é representada pela conquista desejada ou através de recompensas, prêmios, títulos ou símbolos como troféus e medalhas.

Competições comerciais: São geradas por mecanismos avançados de marketing, vendas, concorrência de preços e melhores serviços.

Competições afetivas: São aquelas em existem disputas de atenção ao ser pretendido, colocando em prática todas as habilidades que se julgarem necessárias para a referida conquista. Nos primórdios, os homens duelavam até a morte para conquistarem suas damas.

Competições religiosas: Não são poucas as divergências existentes entre as religiões, que as levam a disputar seus membros com todo tipo de argumentos. Além da filosofia de cada uma, a competição entre os segmentos é realizada através de festas, campanhas para angariar fundos, construção de templos e técnicas de marketing avançadas. Sem falar as disputas internas entre os suplentes à liderança.

Competições políticas: Iniciaram desde que os primeiros reis resolveram conquistar outros territórios, gerando guerras e conflitos, tornam-se democráticas com o tempo. Hoje em dia são realizadas verdadeiras competições em busca de votos. Associados às ferramentas disponíveis de acordo com o poder aquisitivo de cada um, as competições políticas são realizadas de maneira criativa.

Competições esportivas: De todos os gêneros, desde competições olímpicas até aquelas que decidem quem come a maior quantidade de pizza, estão presentes na atualidade e não param de surgir novas modalidades a todo tempo.

Seja como for, a competição é algo que nunca deixará de existir.